quinta-feira, 30 de julho de 2009

Paraná e Pernambuco: escuridão


Só o Fluminense, que começa a se recuperar, e o Botafogo, que parece recuperado, impedem os clubes pernambucanos e paranaenses de dominar a zona de rebaixamento da Série A. O triste momento de Sport (17º), Náutico (20º), Coritiba (15º) e Atlético-PR (18º) se reflete na tabela.

Na Ilha do Retiro, a química de Copa do Brasil e Libertadores parece ter acabado. Nelsinho Baptista abandonou o barco na primeira oportunidade e o time aplicado e firme na defesa, simplesmente, se acabou. O Sport parece velho demais e precisa ser muito certeiro na escolha de seu próximo treinador para não se manter no abismo.

A situação no Náutico é ainda pior. Perder Waldemar Lemos foi terrível para o Timbu, que foi super infeliz com Márcio Bittencourt e errou de novo escolhendo Geninho. Desesperada, a direção não para de contratar e, quase sempre, faz isso muito mal. A defesa tem zagueiros caros e não se acerta e falta ainda bons laterais e um meia confiável. Gilmar e Carlinhos Bala não salvarão a pátria sozinhos. Pelo terceiro ano seguido, e dessa vez é ainda mais sério, o Náutico é favorito ao rebaixamento.

O Atlético Paranaense também já teve Geninho e Waldemar Lemos, mas paga, principalmente, por um elenco muito mal montado. Alex Mineiro, Paulo Baier e Marcinho são péssimas aquisições e o clube perdeu a química de montar times rápidos e envolventes, que faziam da Arena da Baixada um cenário super hostil. Hoje, o Avaí vai lá e enfia três...

Por fim, o Coritiba é o que vive o momento menos ruim. O elenco tem qualidade em alguns setores, com os Paraíbas, com o instável Marcos Aurélio e os bons Leandro Donizete e Pedro Ken. Nem Ivo Wortmann e nem René, porém, encontraram a melhor forma de fazer a equipe jogar e a paciência com o último parece perto do fim. Com um comando competente, o Coritiba é um potencial integrante das 10 primeiras posições.


- A foto maravilhosa é do JC

2 comentários:

Saulo disse...

Se o Atlético-PR continuar dessa forma, vai rebaixar mesmo. E deve continuar assim, porque a diretoria já disse que não vai fazer contratações de peso por causa das reformas no estádio.
O Coritiba também não está bem, mas acredito que deve escapar do rebaixamento porque tem um elenco um pouco melhor, mas vai sofrer também.
Agora, o Sport e Náutico podem morrer juntos porque estão mal de mais.
O futebol dos dois é horrível e tem tudo para cair juntos que seria um desastre para o futebol de Pernambuco.

André Augusto disse...

O Naútico é o único que eu acho que cai, por ter um time fraco. O Fluminense e o Atlético tem de abrir o olho.