sexta-feira, 31 de julho de 2009

Temporada dos interinos


Marcelo Rospide, Jorginho, Andrade, Sérgio China, Ricardo Silva...nunca tantos interinos fizeram sucesso no mesmo ano. Pensar em efetivá-los é um perigo, como agora faz o Flamengo. A chegada deles normalmente incentiva o grupo, que vê um profissional que muitas vezes não vai cobrar tanto e é bem quisto pelos atletas.

Quando efetivados, e já ficou provado com Ademar Braga, no Corinthians, e Márcio Fernandes, no Santos, por exemplo, o buraco é mais embaixo. Há pouco peso para se impor e o grande trunfo, muitas vezes, é simplesmente a identificação com o clube.

Veja os interinos que trabalharam em clubes da Série A em 2009:

Andrade - Flamengo - 2 vitórias
Gílson Gênio - Fluminense - 1 vitória
Jorginho - Palmeiras - 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota
Levi Gomes - Sport - 1 empate e 1 derrota
Marcelo Rospide - Grêmio - 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota
Mílton Cruz - São Paulo - 1 derrota
Ricardo Silva - Vitória - 5 vitórias e 1 empate
Sandro Gaúcho - Santo André - 1 empate
Serginho Chulapa - Santos - 1 empate e 1 derrota
Sérgio China - Náutico - 7 vitórias e 1 derrota
Vinícius Eutrópio - Fluminense - 2 derrotas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Diego Souza, a fera em seu território


No centésimo jogo com a camisa do Palmeiras, contra o Fluminense, Diego Souza mais uma vez decidiu, fazendo a oitava grande exibição seguida, desde a chegada de Jorginho ao comando. Após 15 rodadas, o 7 palmeirense pode ser apontado como o melhor jogador da Série A, agora liderada pelo próprio time do Palestra Itália.

O posicionamento de Diego Souza também explica sua grande fase, que finalmente chegou após 1 ano e meio de Palmeiras. Do começo no Fluminense, recuado para perto de Arouca quase como um segundo volante, longe do gol, à nova fase palmeirense, como atacante ao lado de Obina, o território ideal para ele sempre foi motivo de dúvidas. Sendo agora sanadas por esse ótimo momento.

Diego Souza tem características muito próprias como jogador. Tem boa técnica, mas seu grande atributo é a força física para se deslocar e muita potência. Pelo porte, há quem pense que ele pode ser volante. Mas não é. Foi assim no Grêmio, em que Mano o indicou para fazer o papel de Lucas, mas logo o treinador percebeu onde era melhor escalá-lo. Mesma percepção de Jorginho, ratificada por Muricy.

Para a seleção brasileira, ele pode ser o reserva de Kaká, uma posição em aberto e, hoje, ocupada por Júlio Baptista. Logo, ela pode ser de Diego Souza.

No Fluminense de 2005, campeão carioca, vice da Copa do Brasil e quinto no Brasileiro, Diego Souza jogava longe do gol, muito próximo de Arouca. Marcão recuava para liberar Gabriel e Juan para o ataque e Diego pouco avançava.


No Grêmio de 2007, o mesmo 4-2-3-1 de hoje no Corinthians, e Diego Souza era o meia que mais penetrava na área e se aproximava de Tuta. Forte, quase sempre levava a vantagem sobre os volantes marcadores.

No Palmeiras, campeão paulista em 2008, excessivamente longe do gol, compondo o meio-campo e liberando Valdívia para rodar por todo o campo e grudar nos dois atacantes. Na intermediária, Diego Souza não rende e uma má fase rondou seu futebol.


No Palmeiras, líder do Brasileiro, Diego Souza tem o esquema montado para si. Quando o time só tem dois volantes, é Cleiton Xavier que recua até os volantes e ele na prática vira mais um atacante. No 4-3-1-2 dos últimos dois jogos, é homem de frente mesmo, definitivamente. E brilha intensamente.

Paraná e Pernambuco: escuridão


Só o Fluminense, que começa a se recuperar, e o Botafogo, que parece recuperado, impedem os clubes pernambucanos e paranaenses de dominar a zona de rebaixamento da Série A. O triste momento de Sport (17º), Náutico (20º), Coritiba (15º) e Atlético-PR (18º) se reflete na tabela.

Na Ilha do Retiro, a química de Copa do Brasil e Libertadores parece ter acabado. Nelsinho Baptista abandonou o barco na primeira oportunidade e o time aplicado e firme na defesa, simplesmente, se acabou. O Sport parece velho demais e precisa ser muito certeiro na escolha de seu próximo treinador para não se manter no abismo.

A situação no Náutico é ainda pior. Perder Waldemar Lemos foi terrível para o Timbu, que foi super infeliz com Márcio Bittencourt e errou de novo escolhendo Geninho. Desesperada, a direção não para de contratar e, quase sempre, faz isso muito mal. A defesa tem zagueiros caros e não se acerta e falta ainda bons laterais e um meia confiável. Gilmar e Carlinhos Bala não salvarão a pátria sozinhos. Pelo terceiro ano seguido, e dessa vez é ainda mais sério, o Náutico é favorito ao rebaixamento.

O Atlético Paranaense também já teve Geninho e Waldemar Lemos, mas paga, principalmente, por um elenco muito mal montado. Alex Mineiro, Paulo Baier e Marcinho são péssimas aquisições e o clube perdeu a química de montar times rápidos e envolventes, que faziam da Arena da Baixada um cenário super hostil. Hoje, o Avaí vai lá e enfia três...

Por fim, o Coritiba é o que vive o momento menos ruim. O elenco tem qualidade em alguns setores, com os Paraíbas, com o instável Marcos Aurélio e os bons Leandro Donizete e Pedro Ken. Nem Ivo Wortmann e nem René, porém, encontraram a melhor forma de fazer a equipe jogar e a paciência com o último parece perto do fim. Com um comando competente, o Coritiba é um potencial integrante das 10 primeiras posições.


- A foto maravilhosa é do JC

terça-feira, 28 de julho de 2009

O adeus de Sorín e o renascimento de Diego Tardelli

Ídolos dos gigantes mineiros, Sorín e Diego Tardelli foram os protagonistas no futebol de Belo Horizonte em uma terça-feira normalmente morta.



Na Toca da Raposa, o argentino Juan Pablo Sorín anunciou o fim da carreira, prematuramente, aos 33 anos. Um dos maiores ídolos da história cruzeirense, ele não conseguia atuar com regularidade há cerca de três anos e também lamentou o pouco espaço nas opções de Adílson Batista.

A verdade é que Sorín não reuniu as condições físicas ideais para ser escalado em praticamente todos os momentos.Em tempos nos quais é medicina esportiva é vangloriada com justiça, o argentino é um caso de jogador que não se recupera depois de uma contusão grave. No total de três passagens pela Toca, foram 126 jogos com 18 gols e quatro títulos: duas Copas Sul-Minas, uma Copa do Brasil e um Campeonato Mineiro.


A metade preta e branca de Minas Gerais assistiu à mais uma demonstração do bom momento que vive o Atlético. A surpresa da lista de Dunga, Diego Tardelli, recolocou o clube na seleção brasileira depois de praticamente sete anos - o último a ser chamado havia sido Gilberto Silva, para a Copa de 2002.

Tardelli, artilheiro do Brasil em 2009 com 27 gols em jogos oficiais, tem pinta de jogador que pode ir para a Europa no meio do ano e a diretoria do Galo sabe disso. Tanto que trouxe Rentería e Pedro Oldoni para ampliar o leque de opções no banco. Mais incrível é como ele foi trazido do Flamengo: o Atlético abriu mão de uma dívida flamenguista de R$ 440 mil, pagou mais R$ 300 mil e ficou com 50% dos direitos. Um baita negócio.

Eto’o ou Ibrahimovic?


Compará-los é até possível. Mas espanta o fato de o Barcelona ainda ter enviado 46 milhões de euros e o empréstimo de Hleb para a Internazionale. Há algumas razões para entender essa “loucura” dos azuis-grenás, que trocaram Samuel Eto’o, 130 gols em 199 jogos, por Zlatan Ibrahimovic.

A primeira é de que Eto’o só tinha mais uma temporada de contrato. Em janeiro, poderia assinar com qualquer clube sem render qualquer compensação ao Barcelona, que não tinha convicção em renovar o acordo. O camaronês, e aí entra a segunda razão, não era uma unanimidade na Catalunha, por sua personalidade complicada e problemas que já tivera em outros momentos.

Contratar Ibrahimovic soou, então, como uma luva. Virtuoso, o sueco tem um grande potencial e sabe que pode, no Camp Nou, brigar de fato pela Liga dos Campeões. Trazer um jogador tão midiático faz com que se dê uma resposta ao Real Madrid, algo também fundamental para o Barça.

Cabe ressaltar que, nesta temporada, apenas as transferências de Kaká e Cristiano Ronaldo foram acima da casa de 46 milhões de euros, valor pago pelo Barcelona. A percepção é de que o negócio teria sido mais vantajoso com um investimento menor por parte dos catalães, mas não há dúvidas de que Ibra é um acréscimo valiosíssimo ao timaço azul-grená.

Compare os dois:

Samuel Eto’o
28 anos
Em 5 temporadas no Barcelona: bicampeão europeu, tricampeão espanhol, campeão da Copa do Rey e bicampeão da Supercopa da Espanha
130 gols em 199 jogos

Zlatan Ibrahimovic
27 anos
Em 3 temporadas na Inter: tricampeão italiano, bicampeão da Supercopa da Itália
66 gols em 116 jogos

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pecado no espelho


A lesão de Ronaldo deu um leque de opções para Mano Menezes mexer na equipe do Corinthians contra o Palmeiras. Colocar Souza, e manter a mesma estrutura? Morais, adiantando Dentinho para a função do Fenômeno? O treinador gaúcho, talvez surpreso pela escalação de Jorginho, respaldada por Muricy Ramalho, mexeu de forma drástica no time. Trouxe Moradei para grudar em Cleiton Xavier, espelhou o desenho dos dois times e apostou em dar mais liberdade a Elias e Jucilei.

Com a mexida, Mano tirou do Corinthians o trunfo de manter a bola no campo de ataque e pressionar o adversário até encontrar o gol, como costuma fazer, especialmente nos jogos do Pacaembu. O time até se achou, teve um certo volume, mas não a mesma consistência. A formação de Jorginho, sim, funcionou. Com três volantes, foi possível cobrir as beiradas do campo e ainda congestionar a entrada da área, até porque Souza e Pierre são dois leões.

As falhas individuais corintianas e os méritos palmeirenses, especialmente de Obina e Cleiton Xavier, foram ainda mais decisivos, claro. No primeiro gol, Diego esquece que é lateral, vem para o meio da área marcar ninguém e abre o corredor para Pierre cruzar e Chicão dormir no ponto e na marcação. No segundo, o ótimo zagueiro corintiano de novo vacila. No terceiro, uma desatenção defensiva incrível, deixando Moradei contra dois homens de verde.

Até por não ter tantos atacantes, o Palmeiras, que deve ser mais conservador com Muricy, pode ter encontrado uma formação tática interessante. Mais que isso: cada vez mais ganha cara de campeão - como previa Luxemburgo, justiça seja feita. Três pontos tão saborosos, em um clássico contra o badalado Corinthians, dão ainda mais gosto para os palestrinos.

- Agradecimentos expressos ao amigo André Rocha para a elaboração de um campinho decente
- O volante palmeirense mais recuado é Edmílson e não Pierre

Semanário com Muricy, Luxemburgo e natação

NO OLHEIROS

Palermo aposta em Pastore e outros jovens sul-americanos
http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1360

ESPECIAIS NATAÇÃO

Ex-musa das piscinas, Mariana Brochado ataca nos comentários
http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3886251-EI1881,00-Exmusa+das+piscinas+Mariana+Brochado+ataca+nos+comentarios.html

Saiba os brasileiros cotados por medalhas em Roma
http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3890645-EI1881,00-Saiba+os+brasileiros+cotados+por+medalhas+em+Roma.html

FUTEBOL NO TERRA

Pré-clássico: Fora da capital, Palmeiras tem ampla vantagem sobre o Corinthians
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3891378-EI13759,00-Fora+da+capital+Palmeiras+tem+ampla+vantagem+sobre+Corinthians.html

Prévia: Contra o Atlético-MG, Goiás tenta nova façanha fora de casa
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3891448-EI13759,00-Contra+o+AtleticoMG+Goias+tenta+nova+facanha+fora+de+casa.html

Saiba detalhes do passado palmeirense de Muricy
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3888014-EI13759,00-Saiba+detalhes+do+passado+palmeirense+de+Muricy.html

No Palmeiras, Muricy terá novo Jorge Wagner
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3887841-EI13759,00-No+Palmeiras+Muricy+tera+novo+Jorge+Wagner.html

Amizade entre ministro e Juvenal pode segurar artilheiro no Brasil
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3885807-EI13759,00-Amizade+entre+ministro+e+Juvenal+pode+segurar+artilheiro+no+Brasil.html

Douglas está 95% fora do Corinthians, diz dirigente
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3887488-EI13759,00-Douglas+esta+fora+do+Corinthians+diz+dirigente.html

ESPECIAIS SANTOS

Com Teixeira, Santos aposta em ciranda Luxemburgo-Leão
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3884126-EI13759,00-Com+Teixeira+Santos+aposta+em+ciranda+LuxemburgoLeao.html

Na última passagem de Luxemburgo, Santos movimentou 78 transferências
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3884708-EI13759,00-Na+ultima+passagem+de+Luxemburgo+Santos+movimentou+transferencias.html

Santos faz uso de mágica para reduzir salários de jogadores
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3845934-EI13759,00-Santos+faz+uso+de+magica+para+reduzir+salarios+de+jogadores.html

domingo, 26 de julho de 2009

O show do Souza


Aos 30 anos de idade, Souza vive o melhor momento da carreira. Que poderia ter acontecido quando o Botafogo pagou uma fortuna para tirá-lo do futebol alagoano, em 2000, ou quando fez bom Paulista com a Portuguesa Santista e chegou ao São Paulo, em 2003, mas só virou titular três temporadas depois. No Grêmio, hoje, a referência é ele. Finalmente.

Contra o Santo André, Souza foi o dono do jogo, com uma pintura e duas bolas na cabeça de Rafael Marques, mas também se deslocando pelos dois lados e criando alternativas aos atacantes. Se o Grêmio, com Jadílson e Mário Fernandes nas laterais, não abre o jogo, é ele quem vai ao fundo para criar.

Ao contrário do que se pode supor, Souza não tem sido do tipo que só aparece para jogar na boa. Artilheiro do Grêmio com 14 gols na temporada, junto com Jonas, marcou nos dois jogos contra o Cruzeiro, na Libertadores. Aliás, foi o artilheiro do time no torneio continental, com seis gols. Também tirou sua equipe do sufoco com um lindo gol de falta no último Gre-Nal no Olímpico.

É o show do Souza.

sábado, 25 de julho de 2009

Por que tanta pressa?


A corrida para dar uma notícia em primeira mão tem feito muita gente cometer burradas - e também sujeiras. A ansiedade em saber o novo técnico do Palmeiras, nos últimos dias, fez com que jornalistas de Globo e Espn trocassem insinuações sobre quem teria conseguido a informação em primeira mão, já que Joanna de Assis e Conrado Giulietti, dos dois sites, publicaram a confirmação em horários muito próximos.

É importante frisar que os horários das notícias também não são nada confiáveis. É useiro e veseiro, de alguns portais, manipular a hora do texto para dizer que deu antes dos outros. Ou que não deu tão depois porque dormia no ponto. Afinal, que diferença faz anunciar algo 10 minutos antes ou depois? Melhor mesmo é fazer melhor, e não antes.

Curiosamente, a situação permite uma analogia com a própria contratação de Muricy Ramalho, apresentado nesta sexta na Academia de Futebol. Valeu a pena esperar três semanas para contratar melhor, contar com o principal técnico do país. Se tivesse metido os pés pelas mãos, Belluzzo e companhia teriam trazido alguém do tipo de Nelsinho Baptista. Ou efetivado Jorginho Cantinflas, como pediam os apressados.

E afinal, com todo o respeito, dá para comparar Jorginho com Muricy? Por que tanta pressa?

-

Matérias da apresentação:

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3891374-EI13759,00-Muricy+eram+sempre+os+mesmos+que+queriam+me+tirar+do+Sao+Paulo.html

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3891256-EI13759,00-Bem+humorado+Muricy+provoca+encanto+em+dirigentes+palmeirenses.html

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3891188-EI13759,00-Na+chegada+Muricy+elege+Marcos+e+Diego+Souza+como+craques.html

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3891007-EI13759,00-Me+preparei+para+isso+vou+durar+muito+aqui+diz+Muricy.html

Piada de português


Nem só de Ramires vive o mercado do Benfica, que anunciou, simplesmente, Weldon. Ex-jogador de Cruzeiro, Santos, Ponte Preta, Brasiliense, Belenenses e, neste ano, Sport. Em Recife, diga-se, sequer foi titular do ataque cujos concorrentes eram Wilson, Vandinho e Guto, além do bom garoto Ciro. Já tem 28 anos...

Trata-se de uma contratação no mínimo estranha, mas comum aos grandes de Portugal nos últimos tempos. Chega até a parecer piada...de português.

Só nos últimos cinco anos, olha o que eles foram capazes de contratar:

Sporting: Pedro Silva, Ronny, Rodrigo Tiuí e Celsinho (na foto, chegando ao Sporting)
Benfica: Edcarlos, Marcel e Weldon
Porto: Lino, Leandro Lima, Edgar, Léo Lima, Adriano Louzada, Bruno Moraes e Jorginho

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Quando falta confiança...



São Paulo e Inter têm dois dos cinco melhores elencos do Brasil e mesmo assim não vivem grandes momentos. E no empate, com a marca da péssima arbitragem de Rodrigo Nunes de Sá, ficou explícito que a crise das duas equipes passa muito pela falta de confiança. O primeiro tempo foi todo colorado, o segundo teve essencialmente a cara tricolor.

No tempo de domínio do Inter, o retrato é o domínio dos volantes, essecialmente Sandro e Guiñazu, a força em recuperar a bola e articular na frente, com um São Paulo entre a preguiça e a falta de inspiração. Com a boa mexida de Ricardo Gomes, com Jorge Wagner no lugar de Marlos, os são-paulinos viram o jogo de lado. Jean se mostra desenvolto pela ala direita, Hernanes chama a bola em seu pé e tradicional covardia – ou seria falta de personalidade? – das equipes de Tite transforma a partida em jogo de uma equipe só.

É provável que o treinador do Inter, com Luxemburgo e Muricy empregados, se sinta mais seguro no cargo, ainda que os resultados cada mais lhe pressionem. O técnico é o retrato de seu time, que não se sente confiante para se impor, no Beira-Rio, contra um adversário ainda um pouco abalado. Ainda que esse São Paulo tenha, novamente, em 45 minutos muito bons, mostrado que pode crescer. Em suma, típica partida em que falta confiança dos dois lados para matar o jogo.

Carta para o Bindi


Oi Bindão, como é que vão as coisas? Ontem fez um ano que a gente não se viu mais, mesmo que eu sinta você aqui por perto em muitos momentos. Olha, amigo, que falta faz um cara como você por esses lados. As coisas andam tão corridas que a carta vai chegando pra você com um dia de atraso. Bem, espero que você entenda. Aliás, tenho certeza que você entende.

Ontem li as palavras do Mauro Beting pra você, Bindi. Fez a saudade triplicar mais uns 365 dias. A Federação Paulista fez um textão falando dessa tua ausência. Falaram com o Erich, com a Eliana, com o Birner. Ah, ele também escreveu sobre ti no blog dele. Nós temos nos falado de vez em quando, parece um cara nota 10. Nosso parceiro, o Ubiratan, também lembrou de ti na Trivela. Olha, você também tem feito falta por lá, viu? Mas eles tão bem, como sempre. E muita gente apareceu para falar uma palavra amiga sobre você.

Te senti mais próximo por aqui ontem, meu amigo. Não sei se foi o texto lindo do Mauro, ou se foi por conversar com a Eliana durante um tempinho, ou se foi porque simplesmente deu mais saudade dos nossos papos. De você me chamando de bichona, chamando o Piantino de boneca, dos nossos chats com a galera, que nunca mais aconteceram. De ir contigo até a Javari, de sentar do lado da Belinha, ver um joguinho e ficar conversando até tarde, como a gente fez várias vezes naquele março do ano passado.

Com certeza, amigo, nós nos reuniremos no fim do ano e dói demais saber que não nos veremos por lá pela segunda vez. Que bom que a nossa turma vai estar junta, pra comer, beber, rir bastante e lembrar de você. Pena que não vou poder te dar aquele abraço, mas sinta hoje como se isso tivesse acontecendo. Já faz essa dor enorme por aqui diminuir um pouquinho.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Quando se vende muito e se ganha pouco


Entre R$ 10 e R$ 13 milhões: é isso que o Corinthians levará com a venda de dois de seus titulares, Cristian e André Santos, para o Fenerbahçe. É pouco, sobretudo porque são jovens e um deles defende a Seleção Brasileira, algo palpável para o segundo.

Acontece que o Corinthians é um time fatiado. Andrés Sanchez não tinha de onde tirar recursos para montar uma equipe forte com forças próprias e precisou recorrer a parceiros para trazer reforços. Por isso, mesmo que venda titulares, o clube não irá encher o bolso de dinheiro.

Aliás, a lição parece não ter sido aprendida no Corinthians, que acaba de trazer Bill, do Bragantino. Só ficará com 30% do jogador, enquanto o resto se divide entre o clube vendedor e um grupo de empresários.

Veja o que o Corinthians tem de seus principais jogadores:

Felipe - 50% do Corinthians, 25% do Bragantino e 25% de empresários
Chicão - 55% do Corinthians, 30% do jogador e 15% do Figueirense
A.Santos - 27,5% do Corinthians, 22,5% do Sonda e 50% do Figueirense
Elias - 100% dividido por empresários
Cristian - 33% do Corinthians, 33% do Flamengo e 33% do Atlético-PR
Douglas - 50% do Corinthians e 50% do São Caetano
Dentinho - 57,5% do Corinthians, 22,5% do Sonda e 20% do agente Cláudio Guadagno

Alô Santos, tô voltando


Pela quarta vez na carreira, a terceira em cinco anos, Vanderlei Luxemburgo chega ao Santos. E mais uma vez meio por baixo: em 97, vinha do fiasco no Brasileiro com o timaço palmeirense dos 100 gols desmanchado pós-Paulista; em 2004, depois de brigar e ver o seu magnífico Cruzeiro cair na Libertadores; em 2006, depois de ser demitido no Real Madrid. Apesar disso, ele mantém a voz grossa, como quando diz que não está em baixa, segue valorizado, e que prossegue com o mesmo padrão salarial dos últimos anos.

Vanderlei chega ao Santos em um momento da carreira que precisa seriamente de uma reafirmação. Não vence um título além de estadual há cinco anos e era a segunda opção na Vila Belmiro, após Muricy Ramalho.

O cenário desta vez não será fácil: os investimentos não serão grandes, a não ser que o tal investidor que ele diz ter traga reforços. Além disso, o elenco santista é cheio de problemas, deficiências técnicas e um relacionamento problemático. Luxa, o melhor dos treinadores recentes no trato com Fábio Costa, precisará domá-lo novamente.

E traz, por seu prestígio, salário e postura, uma expectativa que dificilmente conseguirá corresponder na tabela do Campeonato Brasileiro.

Leia também matérias sobre a volta de Luxemburgo no Terra Esportes:

Na última passagem pelo Santos, Luxemburgo movimentou 78 transferências
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3884708-EI13759,00-Na+ultima+passagem+de+Luxemburgo+Santos+movimentou+transferencias.html

Com Marcelo Teixeira, Santos aposta na ciranda Luxemburgo-Leão
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3884126-EI13759,00-Com+Teixeira+Santos+aposta+em+ciranda+LuxemburgoLeao.html

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Palmeiras acerta na condução do caso Jorginho


A pressão popular, especialmente da imprensa, tem sido enorme pela efetivação de Jorginho como treinador do Palmeiras. Não tenha dúvida: os mesmos que clamam pela escolha serão os primeiros a criticar quando uma série de derrotas chegar ou algo de ruim azedar o ambiente que parece ótimo. A direção palmeirense tem ciência disso e o próprio Jorginho também, o que ajuda o sucesso na situação. Ele, aliás, foi sim efetivado: mas para compor uma comissão técnica fixa do clube, como se faz no São Paulo. Ótima escolha novamente.

É correta a decisão de deixar as coisas caminharem com naturalidade. Enquanto Jorginho colhe bons resultados, inclusive com méritos próprios, o Palmeiras observa o mercado, aguarda opções e vê o time evoluir. Não tem porque tanta pressa, até porque faltam mais testes para ele.

Como se portará na semana do clássico? E quando alguém reclamar da reserva? E quando o time sair perdendo uma partida? Ou quando perder duas consecutivas? Aproveitar a invencibilidade de cinco jogos para relegar a importância dos treinadores no futebol atual é um grande erro. Ou se tira de Adílson e Mano o preço pelo sucesso de suas equipes?

São, sim, sensíveis a melhora da equipe com Edmílson no meio, onde ele prefere atuar, e o crescimento de produção de Cleiton Xavier e Diego Souza. Sem dúvidas, é a melhor sequência de atuações do camisa 7 no Palestra Itália, aparentemente jogando por ele e por Jorginho. Outro mérito do Cantinflas, que fez o Palmeiras subir o elevador da Série A.

domingo, 19 de julho de 2009

Semanário super-especial

O mais legal da semana foi a matéria sobre presidente reeleito do TJD-SP. Ela foi, inclusive, reproduzida na íntegra no prestigiado blog do Juca Kfouri no Uol Esportes. Também tem muita coisa legal.

Aqui a matéria:
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3873717-EI5030,00-Presidente+reeleito+do+TJDSP+vai+depor+sobre+chacina+em+SP.html

Aqui a citação:
http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2009-07-12_2009-07-18.html#2009_07-17_23_29_48-9991446-0

NO OLHEIROS

Debate com Gian Oddi, do Ig Esportes, sobre o futuro de Pato no Milan
http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1355

Grêmio se volta mais uma vez para os jovens de sua base
http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1344

NO TERRA

Especial Gre-Nal

A tradição gaúcha em volantes
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3880870-EI13759,00-Jovens+mantem+tradicao+em+volantes+da+dupla+GreNal.html

Especial do tetra


Entrevista com Ricardo Rocha
http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3877988-EI1958,00-Ricardo+Rocha+Aldair+e+Marcio+Santos+foram+os+melhores.html

Entrevista com Mauro Silva
http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3877061-EI1958,00-Ter+feito+o+gol+do+tetra+seria+o+maximo+lembra+Mauro+Silva.html

Heróis do tetra, Mazinho e Bebeto já são pai de jovens craques
http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3876885-EI1958,00-Herois+de+ja+sao+pais+de+jovens+craques.html

Mais:

Salada de jogadores ajuda a explicar caos do Fluminense
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3871613-EI13759,00-Com+salada+de+jogadores+Flu+vive+caos+tecnico+e+administrativo.html

Em primeira mão entre os portais, a troca de técnico no Náutico
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3871128-EI13759,00-Nautico+troca+Marcio+Bittencourt+por+Geninho.html

Márcio Bittencourt é sinônimo de time rebaixado na Série A
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3871270-EI13759,00-Depois+do+Corinthians+M+Bittencourt+ja+rebaixou+times.html

Ramires deixa a Toca da Raposa com vice e como ídolo
http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/2009/interna/0,,OI3874829-EI12949,00-Exanonimo+Ramires+se+despede+como+grande+idolo+no+Cruzeiro.html

Cruzeiro, Adílson e Mineirão, combinação quase imbatível

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Verón, craque e personagem


No fim de 2008, cercado de propostas para defender clubes brasileiros, Juan Sebastián Verón aguardava ansiosamente o fim do triangular que definiria o campeão do Torneo Apertura. Dependendo de qual fosse o campeão, o Estudiantes iria ou não para a Libertadores de 2009, e Verón jamais deixaria a oportunidade de disputar a competição continental com a camisa pincha. O Boca então ganhou e o Estudiantes também.

Verón quis como ninguém essa Libertadores que ganhou, no Mineirão, contra o Cruzeiro. Em 2006, deixou a Internazionale e, mesmo com mercado para atuar por mais alguns anos na Europa, desejou retornar à Argentina, onde nunca vestiu outra camisa. De cara, superou o Boca Juniors em circunstâncias épicas e levou um título do Apertura. Mas ele queria a Libertadores, como seu pai, Juan Ramón Verón, conquistou em 68, 69 e 70.

Em campo, Verón foi um monstro contra o Cruzeiro. Sua missão, a de acompanhar Ramires, era das mais espinhosas, sobretudo pela disparidade física. E alguém viu Ramires em campo? Verón deixou o Mineirão com a taça embaixo do braço e com o índice de maior ladrão de bolas da finalíssima. Aos 34 anos e com uma contratura muscular na panturrilha. Também bolou a jogada do primeiro gol, assistiu Boselli no segundo.

O Estudiantes, como Verón, marcou demais no Mineirão. Trancou o jogo com Jonathan e Gérson Magrão, conseguiu anestesiar a força de Kléber e não deu espaços pelo meio. Faltou alternativa de jogo ao Cruzeiro, uma mudança tática para abrir o time, e também um pouco mais de coração. Não faltou nada para Verón, o craque e o personagem da Copa Libertadores de 2009.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sem elenco, não se ganha o Brasileiro


Os últimos quatro dias foram sintomáticos em mostrar o Corinthians fazendo tudo errado na briga que diz esboçar pelo título brasileiro.

No domingo, as atuações de Jean e Diego evidenciaram a falta que faz a dupla titular, com Chicão e William. Foi de um trio de bolas alçadas à área que o Grêmio fez seus gols.

Na segunda e na terça-feira, o Corinthians prescindiu de dois jogadores que poderiam ajudar a compor o elenco na Série A. Wellington Saci, sempre equivocadamente escalado como lateral - ele é meia! -, foi gratuitamente cedido ao Atlético-MG. Nas mesmas condições, Otacílio Neto partiu ao Barueri, deixando o ataque restrito a Ronaldo, Souza e o jovem Henrique, ex-Guarani.

Já nesta quarta-feira, Marcelo Oliveira, boa opção para várias funções do meio-campo e mesmo para a lateral esquerda, foi vendido ao Dínamo de Kiev.

Sem elenco, não se ganha o Campeonato Brasileiro. Cruzeiro e Inter estão na frente.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Tévez e Robinho: de rivais a parceiros


Robinho era o dono do futebol brasileiro no início de 2005, até que Carlitos Tévez chegou por milhões e milhões de dólares ao Corinthians. Era a propagação de uma rivalidade que já vinha desde a final da Copa Libertadores de 2003, entre os prodígios de Santos e Boca. Se criou uma disputa sadia e interessante entre os dois jogadores, até o santista partir para o Real Madrid. A partir da próxima temporada inglesa, eles serão parceiros no Manchester City.

No total, são oito duelos entre os dois jogadores até hoje, com empate em quatro vitórias para cada. Também são dois gols para cada na série de duelos.

Com Tévez para fazer companhia a Robinho e Santa Cruz, o Manchester City passa a ter um time ainda mais forte na Premier League. A expectativa de uma campanha mais sólida é plausível, até pela chegada do ótimo Gareth Barry, ex-Aston Villa, agregando qualidade e equilíbrio ao meio-campo. Tévez é ótimo negócio para os Citizens, que uniram dois antigos rivais. Melhor pra eles.

Os duelos entre Robinho e Tévez:

Libertadores/03 (final) - Boca Juniors 2 x 0 Santos
Libertadores/03 (final) - Santos 1 x 3 Boca Juniors (1 gol de Tévez)
Paulista/05 - Santos 3 x 0 Corinthians (2 gols de Robinho)
Eliminatórias/05 - Argentina 3 x 1 Brasil
Copa das Confederações/05 - Brasil 4 x 1 Argentina
Amistoso/06 - Brasil 3 x 0 Argentina
Copa América/07 - Brasil 3 x 0 Argentina
Campeonato Inglês/08/09 - Man Utd 2 x 0 Man City (1 gol de Tévez)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O quebra-cabeça tático do Vitória de Carpegiani


O emaranhado de jogadores rápidos em campo chega a confundir a visão. Confundiu também Douglas, Wagner Diniz, Fabão, Domingos, Pará, Paulo Henrique Rodrigues e companhia no Santos. O Vitória de Paulo César Carpegiani é compacto, seguro, rápido e insinuante: após 10 rodadas, é a equipe que mais encanta no Brasileiro, como foi nos 6 a 2 contra o Santos. Ontem, foram inacreditáveis 24 finalizações contra os santistas.

Parte desse sucesso se deve ao trabalho tático de Carpegiani, que muitas vezes é visto como Professor Pardal. O desenho, atenção: é 3-3-3-1. Apodi e Willian (ou Elkison, a outra opção) não são laterais, mas sim meias externos, quase pontas. Roger é o único atacante. Mais atrás, Uelliton é o único volante, e ao lado costuma ter Vanderson – ontem foi Magal. Lá na esquerda, passou a jogar Leandro, o experiente que defendeu Cruzeiro, Palmeiras e Fluminense. Mais atrás, três zagueiros fortes, técnicos e rápidos: todos formados em casa.

A tática de Carpegiani é idêntica à da LDU que venceu a última Copa Libertadores, mas ainda assim pode ser classificada como inovadora, especialmente no futebol brasileiro. Com ela, foram cinco vitórias em cinco jogos no Barradão, no Brasileiro. Nas últimas três partidas lá, 14 gols. Um massacre!


- Desculpem pelo campinho feio, prometo melhorar no próximo

domingo, 12 de julho de 2009

Semanário abarrotado

Muitos textos legais nesta semana:

Entrevista exclusiva com Edmílson - com vídeo

Cruzeiro, Libertadores: Campanha 2009 x Campanhas de 76 e 97

Cruzeiro, Libertadores: entrevistas com os dois Palhinhas campeões

sábado, 11 de julho de 2009

A Juventus de Diego


A Juventus investiu 24 milhões de euros em reforços para a próxima temporada. Engana-se, porém, quem pensa que o valor foi repartido em uma penca de jogadores. Tudo isso foi enviado para o Werder Bremen, que em troca cedeu Diego para a Juventus de Turim. Com a camisa 28 às costas, o garoto de Ribeirão Preto tem tudo para ser o dono do time.

Ciro Ferrara, o novo treinador, deve alterar o esquema tático vigente com o antecessor Claudio Ranieri. O 4-4-2 em linha, incompatível para o futebol centralizador de Diego, dará lugar a um meio-campo em losango, que provavelmente o deixe encostado em um duo de atacantes. É ali que o principal reforço da Juve rende mais.

A um ano da Copa do Mundo e com o espaço hoje perdido para Júlio Baptista na Seleção, Diego tem a grande chance de brilhar em um clube de ponta que, passando por momentos delicados, aposta tudo em seu futebol. Parece uma aposta boa para os dois.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Muricy quis o Palmeiras?



A resposta à pergunta é de que não quis. Se realmente quisesse trabalhar no Palmeiras, Muricy não teria pedido tanto, não teria arranjado tantos empecilhos. Dizer que o anúncio de Belluzzo saiu logo após a ridícula derrota do Inter em Quito é especulação, aliás.

A questão é que Muricy não queria mesmo trabalhar no rival depois de tão pouco tempo. Não pegaria bem para a imagem do treinador, muito bem avaliada no meio do futebol. Por enquanto, melhor é descansar, depois de várias temporadas tão estressantes. Afinal, poucos se dedicam, física e emocionalmente ao time que dirige, como faz o tricampeão brasileiro.

Muricy fez para sua imagem ao dizer não. Ao Palmeiras, um baita problema: quem trazer? Dorival Júnior não deixará o Vasco, isso é fato. Não há outro nome confiável que esteja no mercado.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pro banco


Ronaldo marcou três gols, como não fazia desde 2004, e como fez em outras 22 ocasições da carreira. Não dá pra imaginar, no entanto, que os zagueiros da Copa do Mundo serão tão benevolentes quanto Edcarlos. Dunga pode olhar para o Fenômeno, sim, afinal não há outro atacante de área confiável além de Luís Fabiano, mas teria de saber utilizá-lo.

Vindo do banco de reservas, para jogar meia hora de jogo, Ronaldo pode ser letal. Tem a frieza para definir e entraria em campo fisicamente mais perto dos adversários. Imagina ele aquecendo na beira do gramado?

Cabe ponderar que Ronaldo é bom de grupo, toparia ser opção de segundo tempo, e parece viver um outro momento, em que sua presença aglutinaria coisas boas ao elenco, ao contrário da última Copa.

Agora no Twitter

Pitacos em http://twitter.com/dasslermarques
Apareçam por lá!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Florentino aprendeu com seus erros


Em uma visão superficial, as duas passagens de Florentino Pérez pela presidência do Real Madrid podem ser equiparadas. Mas uma análise mais fria sobre seu retorno mostrará que o presidente dos craques galácticos aprendeu com os erros do passado, em que os merengues ficaram três anos sem taças - o que não acontecia em 50 anos.

Cristiano Ronaldo chega ao Real com 24 anos. Benzema, o próximo grande nome a ser apresentado, tem 22. Kaká é o mais experiente da turma, tem 27. Mas está fisicamente inteirisíssimo. Bem diferente de Figo, com quase 28 anos em 2000. Ou Zidane, 29 anos em 2001. Beckham, 28 anos em 2003. Ronaldo e Owen chegaram, respectivamente, com 25 e 24 anos, em 2002 e 2004, mas já vinham fisicamente em um momento ruim. Basta lembrar que, aos 17 anos, ambos jogavam Copa do Mundo, e tiveram lesões bem delicadas.

Dificilmente o Real Madrid da próxima temporada não terá pernas para enfrentar seus rivais. Nem motivação, já que Kaká e Cristiano Ronaldo são galácticos, sim, mas com muito a provar e conquistar no futebol. O entorno, com o competente e modesto Manuel Pellegrini, e Zidane e Valdano como dirigentes, também parece mais firme. É esperar a bola rolar.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Quatro técnicos degolados


Em três dias, quatro treinadores de clubes da Série B deixaram o cargo. Um levantamento estatístico a respeito disso é complicado, mas há boas chances de ser um recorde. Argel Fucks pediu demissão do Campinense, e Zé Teodoro, Zetti e Gallo foram demitidos, respectivamente, por Juventude, Paraná Clube e Bahia.

Entre todos os 20 clubes que compõem a Série B, apenas Vasco, com Dorival Júnior, e Bragantino, com Marcelo Veiga, mantêm os mesmos treinadores em 2009.

Por ora, o líder absoluto da Série B é o Guarani de Vadão. Neste ano, o Bugre já foi dirigido por Luciano Dias, Guilherme Macuglia e Cidinho.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro 2009, nas bancas a partir do dia 3 de julho, será um marco para os colecionadores e amantes do futebol

No dia 3 de julho, foi lançado álbum Campeonato Brasileiro 2009. O novo álbum retrata - em 604 figurinhas - os melhores momentos desta acirrada competição, e destaca o atual momento da grande concentração de estrelas, nos times de futebol brasileiros. Para comunicar este lançamento, a campanha publicitária da Panini irá valorizar toda a paixão do torcedor pelo seu clube e a boa conduta da torcida nos estádios. Desse modo, criamos uma campanha que incentiva os jovens a pintar a cara contra a violência nos estádios e torcer com alegria e irreverência”, comenta o Diretor Presidente da Panini José Eduardo Severo Martins. A idéia é transformar a ‘cara pintada’ no futebol, como um símbolo de torcedor consciente e realmente apaixonado pelo Esporte.

A edição 2009 do álbum do Campeonato Brasileiro é um produto histórico e aproveita um fato novo e muito favorável ao torcedor brasileiro: a permanência de muitos dos craques brasileiros em seus times - casos de Hernanes no São Paulo, D’Alessandro no Internacional, Kléber no Cruzeiro. Completando o álbum, o colecionador terá figurinhas de ídolos como Rogério Ceni, Fred, Adriano, Nilmar, Keirrison, Juan, Kléber, Souza, Diego Tardelli, Fred, Carlos Alberto entre outros.

“Dentro de alguns anos, este álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro valerá ouro. Afinal, não é toda temporada que o colecionador tem a chance de contar com uma edição trazendo tantos craques como esta. Trata-se de uma edição para ser guardada com carinho, até mesmo as figurinhas repetidas. Daqui a algum tempo, quando tirá-las do armário, esteja certo de que viverá grandes recordações”, observa José Martins.

A edição deste ano proporciona um mergulho em um mundo repleto de informações sobre os atletas e clubes – são 16 na Série A e outros 20 na Série B. São informações qualificadas e completas sobre os títulos de cada time, o retrospecto contra os rivais de divisão e as classificações nos últimos anos. O álbum está dinâmico, bonito e informativo. Nas suas páginas, há curiosidades do torneio, o regulamento das duas divisões e as principais promessas do seu time preferido

A partir do dia 03 de Julho a Panini coloca no ar uma grande campanha publicitária, com o tema “Pirados por Futebol”. A campanha traz jovens e adultos com as “caras pintadas”. “Desenvolvemos uma pintura para cada clube de Futebol para incentivar os torcedores a pintarem seus rostos em prol do amor ao Clube e contra a violência nos estádios”, reforça o Diretor de Marketing Marcio Borges. Inspirados nos “caras pintadas’

Site oficial: www.piradosporfutebol.com.br/cb2009
Twitter:http://twitter.com/piradospfutebo
Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=qpxEe-8ww8Y

FICHA TÉCNICA
Lançamento SP: 03/07/2009
Demais regiões: Até 15/07/2009
Distribuição: Nacional
Preço do Livro Ilustrado: R$ 3,90
Envelope com 5 cromos: R$ 0,70

Rápido demais


O São Paulo foi péssimo no Couto Pereira. Não tivesse tirado o pé do acelerador em alguns momentos do jogo, o Coritiba poderia se aproximar dos 5 a 0 que fez contra o Flamengo. O que não quer dizer que as análises que foram feitas desde a partida sejam corretas.Ricardo Gomes não é e nem será bom treinador como Muricy, mas até Geninho já foi campeão brasileiro.

O São Paulo tem um grupo de bom jogadores, mas vários deles estão em má fase. O ponto é fazê-los voltar a jogar bem. Inclua aí Hernanes, Jorge Wagner, Washington e Júnior César, por exemplo. Ou até Arouca, esquecido no Morumbi. A proposta tática do 4-3-1-2 é coerente com o que foi pedido a Ricardo Gomes: fazer o time voltar a jogar um futebol atraente.

Dizer que ninguém presta, que Washington deve ser dispensado, que André Dias não pode jogar com só um zagueiro ao lado, e que o time vai brigar contra o rebaixamento, é um profundo exagero. Embora o momento seja o mais delicado desde a eliminação na Libertadores de 2004 e o início de Brasileiro seja o pior desde 1998.

domingo, 5 de julho de 2009

Semanário quente

No Olheiros

Entrevista - Mário Fernandes
http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1333

Cruzeiro é mestre em reciclar os jovens da base
http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1324

No Terra

Antes da decisão na Libertadores, Lucas banca virada gremista; Guilherme elogia Adílson
http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/2009/interna/0,,OI3854592-EI12949,00-Lucas+banca+virada+gremista+Guilherme+elogia+Adilson.html

Rivalidade entre Botafogo e Atlético-MG
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3857316-EI13759,00-Rivalidade+recente+turbina+Botafogo+x+AtleticoMG.html http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3857302-EI13759,00-

Os bons números do Avaí na Ressacada
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3857302-EI13759,00-Pressionado+Avai+se+agarra+a+Ressacada+para+salvacao.html

Leão volta à Vila cheio de ex-santistas
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3857242-EI13759,00-Leao+volta+a+Vila+Belmiro+com+barca+santista+na+bagagem.html

Especial - Florentino Pérez
http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/2008/interna/0,,OI3850717-EI11629,00-Saiba+quem+e+o+milionario+que+traz+craques+ao+Real+Madrid.html

Entrevista sobre Real Madrid - Antônio Mello
http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/2008/interna/0,,OI3850738-EI11629,00-Perez+e+arrojado+e+corajoso+diz+bracodireito+de+Luxemburgo.html

Corinthians

Torcedores no aeroporto
http://esportes.terra.com.br/futebol/copadobrasil/interna/0,,OI3854908-EI1950,00-Torcedor+cogita+ate+adiar+reuniao+para+receber+Corinthians.html

Corinthians chega a SP em meio a tumulto
http://esportes.terra.com.br/futebol/copadobrasil/interna/0,,OI3855192-EI1950,00-Corinthians+chega+a+Sao+Paulo+em+meio+a+tumulto.html

Corintianos criticam Lula
http://esportes.terra.com.br/futebol/copadobrasil/interna/0,,OI3855215-EI1950,00-Corintianos+lamentam+ausencias+no+aeroporto+e+criticam+Lula.html

Corintianos em vigília no Parque São Jorge
http://esportes.terra.com.br/futebol/copadobrasil/interna/0,,OI3855407-EI1950,00-No+Parque+Sao+Jorge+corintianos+fazem+vigilia+para+ver+taca.html

Camisas da Copa do Brasil se esgotam em 3 horas
http://esportes.terra.com.br/futebol/copadobrasil/interna/0,,OI3856886-EI1950,00-Corintianos+esgotam+camisa+comemorativa+em+horas.html

Porto Alegre costuma - ou costumava - ser palco de fracassos do Corinthians
http://esportes.terra.com.br/futebol/copadobrasil/interna/0,,OI3852611-EI1950,00-Porto+Alegre+costuma+ser+palco+de+fiascos+do+Corinthians.html

Felipe x Lauro em cobranças de pênalti
http://esportes.terra.com.br/futebol/copadobrasil/interna/0,,OI3853780-EI1950,00-Nos+penaltis+Lauro+leva+a+melhor+sobre+Felipe.html

sábado, 4 de julho de 2009

Não vai assinar?


São 76 gols em 118 jogos com a camisa do Santos. Apesar da boa média, Kléber Pereira é contestado como ninguém na Vila Belmiro. Dizem que perdeu pelo menos o triplo. O fato é que, prestes a completar 34 anos, ele já pode assinar com outro clube para 2010. Não é um bom negócio?

O Santos acha que não e, depois de lhe dar três contratos, um cada vez maior que o outro, não está disposto a pagar os mais de R$ 200 mil que ele ganha por mês. Realmente, Kléber Pereira não vale tanto mais, e seus gols têm sido menos frequentes, curiosamente como os do ex-parceiro Alex Mineiro.

Mas, perder um jogador que marca tantos gols, por uma simples falta de diálogo entre clube e procurador - além das polêmicas propostas que Kléber sempre diz ter do Oriente Médio -, não é um bom negócio.

O dono da Libertadores


Se Maxi López e Alex Mineiro soubessem fazer gols e Fábio Santos soubesse marcar, talvez a vida cruzeirense teria sido mais difícil nos duelos pela semifinal da Libertadores, apesar das declarações exageradas de Autuori a respeito de um suposto domínio gremista contra o Cruzeiro. Como o se não entra em campo, só há uma realidade: Kléber é o dono da Libertadores.

Em cima de Fábio Santos, o Gladiador desceu e colocou na cabeça de Wellington Paulista, no Mineirão. Contra o mesmo marcador (?), novamente girou e ofereceu para Wellington, no Olímpico, jogo de volta. Não bastassem a importância dos gols propriamente dita, Kléber livrou o Cruzeiro em dois momentos difíceis das partidas contra o Grêmio. Mas não é só.

Na Libertadores de 2009, em que o Cruzeiro é favorito para bater o Estudiantes, não há tantos destaques individuais. Kléber, de dois gols na estreia com o mesmo time argentino, de mais um contra a Universidad do Chile, de participação decisiva contra o São Paulo e 20 gols em 26 jogos de 2009, pode se dizer o dono da competição.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cara nova

Bem, mudei ao menos o banner e alguns detalhes por aqui.

Agradeço ao amigo Luciano Arnold, da Trivela, responsável pela imagem que agora dá vida ao blog.

E se alguma alma boa - e mais inteligente que essa - souber como tirar esse cinza aqui de volta, por favor se pronuncie.

Valeu!

O campeão


Sete anos separaram os três títulos do Corinthians na Copa do Brasil: 95, 2002 e agora 2009. Sempre acompanhados dos regionais/estaduais, conquistados pelos corintianos no mesmo ano. E a Copa do Brasil deste ano foi conquistada em Porto Alegre, palco da queda para a segunda divisão. Não haveria forma mais sintomática de atestar o que aquele pequeno bando de loucos gritava nas arquibancadas coloradas: o Coringão voltou.

Voltou porque tem um trabalho sólido dentro e fora de campo, que tem sido eficiente em buscar os jogadores certos para as posições certas. Pela sabedoria em se utilizar da grandeza do próprio clube para ser cada vez mais forte. Pela força que naturalmente tem, porque é um dos maiores.

O coringão voltou também porque tem um treinador dos mais competentes. Na beira do campo, gaúcho como Felipão e tantos outros que dominam a Copa do Brasil. Fora dele, ciente e consciente do que é preciso para administrar um grupo de jogadores e conquistar a confiança de todos, do presidente ao roupeiro, passando pela imprensa.

Tudo isso explica a postura corintiana no palco do Beira-Rio. Seguro a ponto de conter a pressão inicial do Internacional e competente para ganhar território e passar a jogar – mais que o adversário. Legitimamente (viu Fernando Carvalho?), o Corinthians é o campeão da Copa do Brasil.