quinta-feira, 9 de abril de 2009

Por que cresce o Wolfsburg?



Bayern de Munique, Hoffenheim e, por último, Hertha Berlim. A Bundesliga 2008/09 tem o jeitão de 2006/07, quando Bremen e Schalke trocaram afagos com a liderança, tomada pelo Stuttgart na rodada final. Agora é o Wolfsburg que assume a primeira colocação, repetindo um crescimento que já havia tido na temporada passada.

Entrevistado por este blogueiro nesta quinta, o capitão Josué, respeitadíssimo em Wolfsburg e contestadíssimo no Brasil, tem a explicação. Entre outros fatores, é claro, mas é físico o crescimento dos Lobos: "Quem não está acostumado, sente muito a pré-temporada que o Magath dá. Agora estamos todos inteiros", explica.

Magath, ex-Stuttgart e Bayern, é conhecido na Alemanha por seu jeito durão e pela máxima exigência física que requer de seus comandados. Josué conta que são normais treinamentos em que os jogadores puxam fortes pesos de cordas com o próprio corpo e escalam até montanhas. Magath dá treinamentos nos dias das partidas, pela manhã, e exige o máximo de todos. Despreza a musculação, o que é padrão europeu de preparação.

Coincidência ou não, o Wolfsburg cresce pela segunda temporada consecutiva com Magath, justamente, na reta final. Em 2007/08, teve um início irregular, foi se acertando ao longo da competição e, no finzinho, engatou a quarta marcha. Depois da parada de inverno no último ano, os Lobos ganharam 10 jogos, empataram quatro e perderam só três. No apagar das luzes, assaltaram a quinta posição e garantiram a Copa da Uefa.

Em 2008/09, o filme se repete de forma ainda mais impressionante. Após retornar da pausa de inverno, o Wolfsburg empatou com o Colônia e venceu, consecutivamente, oito vezes: Bochum, Frankfurt, Hertha Berlim, Hamburgo, Karlsruher, Schalke, Arminia e, no último sábado, o Bayern de Munique, por 5 a 1. Enquanto os bávaros morriam, os Lobos voavam no fim e anotaram quatro gols na última meia hora de jogo.

O nome do time, capitaneado por Josué e que também tem os bósnios Dzeko e Misimovic em grande fase, é indiscutivelmente Grafite. Artilheiro da Bundesliga, fez 20 gols em 17 jogos. Hoje, o Wolfsburg é quem dá pinta de que leva o título alemão. Cresce demais no final.

3 comentários:

André Augusto disse...

A dobradinha Dzeko-Grafite é a chave do grande sucesso dos Wolves. Ambos estão em grande fase, principalmente pós segundo turno. No meio, Misimovis e Josué, como vc destacou, tem grande importância para um possível trunfo que se desenha, já que Hertha e Bayern estão irregulares. Mas pra um campeonato que já teve tantos líderes, fica difícil cravar prognósticos. Mas a parte física, que vc destacou, fará grande diferença.

Escrevi um post sobre o Wolfsburgo tb, se puder dá uma olhada depois.
Abs!

Nyelder Rodrigues disse...

Dassler,

os metodos do Magath são melhores que os praticados dentro de salas de musculação, com certeza.

Minha opinião é simples, mas acho que é correta.

Você, que já serviu militarmente, sabe que não há musculação no mundo que supere aquela ralação diária.

A sala de musculação é importante, mas não pode ser o único meio de manutenção física. Ela tem que ser apenas uma das partes da preparação.

Abraço!

Maurício disse...

Magath chegou escurraçado ao Wolfsburg, enxotado pela péssima campanha que fez com o Bayern, quando o time sequer pegou Chapmions League.

O Dzeko tem feitos muitos gols não é de hoje, tanto que flertou com a ponta da artilharia na temporada passada.

De todos os candidatos ao título, seria uma baita surpresa, pelo que se esperava no início da temporada, que eles ficassem com o prato.