sábado, 9 de maio de 2009

Quem é que sooooobe?


Já rolou a bola nos gramados nem sempre regulares da temida - e cada vez mais rentável - Série B. Desta vez, a segunda divisão não terá a gestão da FBA Associados, que viu a CBF tomar para si o controle da competição.

Mas aqui o negócio é a bola, então rapidamente dividimos os 20 clubes em quatro escalas, com comentários bastante rápidos. Agora, se você quiser saber tudo mesmo do torneio, não deixe de acompanhar as análises e reportagens feitas pelo amigo Maurício Vargas em sua coluna da Série B na Trivela. Clique AQUI e AQUI para ler os textos.

- Top 5: VASCO, PORTUGUESA, PONTE PRETA, BAHIA E FIGUEIRENSE

Dorival Júnior definitivamente acertou os vascaínos, a despeito da decepcionante eliminação nas semifinais da Taça Rio. A expectativa é por uma campanha segura, já que o Vasco de 2009 chega na Série B ainda mais forte que o Corinthians em 2008.

A Portuguesa, ainda que com trocas de treinadores, se acertou com Bonamigo, que tem ótimo aproveitamento no Canindé e uma ótima dupla de ataque: Christian e Edno - que pode sair. A Ponte Preta é outra que cresce, reside entre os oito da Copa do Brasil e ganhou o Torneio do Interior a partir da chegada do experiente Marco Aurélio Moreira.

Bahia e Figueirense não são apostas tão seguras assim, mas levam vantagem ligeira sobre os demais. O Tricolor entrou em crise no fim do Baiano, vencido pelo Vitória, mas volta a jogar para os seus torcedores, tem um bom elenco para a Série B e uma camisa pesadíssima para a Série B.

Já o Figueira digeriu bem a eliminação prematura no Estadual, tem um bom Roberto Fernandes e alternativas de jogo interessantes.

- Comendo pelas beiradas: JUVENTUDE, FORTALEZA, ATLÉTICO-GO, PARANÁ E SÃO CAETANO

O Juventude demonstrou crescimento com Gilmar Iser na reta final do Gaúcho e sempre tem, no Alfredo Jaconi, um cenário desconfortável para os adversários, que precisarão encarar os jovens e rápidos Zezinho e Ivo dando suporte para o matador Mendes. Quem também mistura bem juventude e experiência é o Fortaleza, sensação da última Copa São Paulo, tricampeão cearense e mais organizado em relação ao último ano.

O Atlético se abalou com a perda do Goiano, mas para isso foi buscar Mauro Fernandes, o homem do acesso, que subiu o Fortaleza em 2004 e tem um elenco bom para os padrões da segundona. Paraná, com o comando de Zetti e uma ou outra boa aquisição, como Malaquias, pode dar certo trabalho. O principal trunfo do São Caetano é Sérgio Soares, que subiu o Santo André em 2008 e conhece o ABC Paulista como poucos.

- Entre a cruz e a espada: BRAGANTINO, VILA NOVA, GUARANI, IPATINGA E CEARÁ

O Bragantino poderia até ser candidato ao acesso, mas Marcelo Veiga está nas cordas por ter perdido jogadores fundamentais como Pará, Nunes e Malaquias - para concorrentes da Série B. Com isso, a campanha irregular do Paulista deve se aprofundar nos próximos meses.

O Vila Nova, que esteve com a mão no acesso ao longo de quase todo o ano de 2008, ainda vive o drama de ter deixado escapar a classificação e fez um péssimo Goiano. Tenta se reorganizar, também, sem Túlio Maravilha. O cenário do Guarani também é de tudo novo: Vadão chegou e reformulou todo o elenco, sem nomes animadores. Precisará dar liga rapidamente.

O Ipatinga, que poucos viram no Módulo II do Mineiro, tem o bom comando de Marcelo de Oliveira e uma estrutura que pode fazer valer - além de vários jogadores que subiram em 2007. O Ceará, com moradia segura na Série B há anos, tem elenco experiente, sobretudo na frente: Geraldo, ex-Náutico, Wellington Amorim, André Neles e Sérgio Alves representam o poder de fogo.

- Perigo total: BRASILIENSE, ABC, AMÉRICA-RN, DUQUE DE CAXIAS E CAMPINENSE

Os investimentos de Luiz Estevão são cada vez menores e o Jacaré fez pálida campanha em 2008, o que não deve melhorar para este ano, ainda que com o hexa no Candango. Iranildo e Adrianinho ainda são as referências.

O futebol potiguar tem dois times muito fracos para este ano, e viu pequenos ameaçarem a hegemonia da dupla ABC e América no Estadual, o que não deve mudar de figura para a Série B.

Duque e Campinense fizeram um primeiro estágio nefando na temporada, reforçando a sensação de que não têm bola para a competitiva segundona. São dois candidatíssimos ao rebaixamento em outubro, inclusive.

Um comentário:

André Augusto disse...

Acho que o Guarani se encaixaria no último pelotão. Será uma disputa interessante, muitas equipes "parelhas".

Parabéns pela análise!
Abs