domingo, 31 de maio de 2009

10 anos depois


Há exatamente 10 anos, Bordeaux e Olympique Marseille chegaram à rodada final da Ligue 1 na mesma situação (um ponto a mais para os girondinos), brigando pela taça: e, como em 1999, desta vez o título também ficou no Stade Chaaban Delmas.

Em 99, o grande nome do Bordeaux era Sylvain Wiltord, que carregou o time nas costas até o título francês e logo se juntaria à colônia gaulesa no Arsenal. Do outro lado, o Marseille, que também perdeu a taça na rodada final, tinha outro nome que se juntaria aos Gunners: Robert Pires, que tinha companheiros do quilate de Gallas, Dugarry, Maurice, Ravanelli e...Laurent Blanc!

O agora treinador do Bordeaux, campeão francês de 2008/09, conquista o título que perdeu há uma década. Blanc deu grande seqüência ao trabalho do brasileiro Ricardo Gomes, se revelando um treinador equilibrado e talentoso, a ponto de fazer com que Cavenaghi voltasse a fazer gols. E de tirar o melhor futebol de Yoann Gourcoff, estrela maior da conquista - e comprado junto ao Milan, em definitivo, por 15 milhões de euros.

O sexto título francês da história do Bordeaux encerra a dinastia de sete anos consecutivos do Lyon e frustra o Olympique Marseille, que não conquista um título expressivo desde o escândalo de compra de resultados de 1993 e esteve perto desta vez, mas bobeou no fim e ainda viu o competente Eric Gerets abandonar o cargo a poucas rodadas do fim. Equilibrados, os girondinos são os merecidos campeões.

Nenhum comentário: