segunda-feira, 1 de junho de 2009

O que esperar de LEONARDO no MILAN, ANCELOTTI no CHELSEA e PELLEGRINI no REAL MADRID


Apenas um dia depois do fim oficial das competições nacionais na Europa, três dos principais clubes do continente confirmaram seus novos treinadores. Possivelmente, apenas a Juventus, entre os gigantes, deve se mexer ainda nesse sentido e o nome aguardado é Antonio Conte. Sinal de desespero para os desempregados há mais tempo, como Luiz Felipe Scolari, Roberto Mancini , Roberto Donadoni e Frank Rijkaard.

Lembrando que ainda estão livres comandantes como Jurgen Klinsmann, Juande Ramos e Claudio Ranieri. Abaixo, a expectativa em torno de cada um dos três nomes confirmados:

Leonardo - Milan

Será a primeira oportunidade do tetracampeão como treinador, ainda que ele nunca tivesse se declarado interessado nessa carreira, mesmo que com uma formação necessária para tal. Leonardo conhece o ambiente rossonero e tem trânsito no elenco do Milan, bem como em sua direção, mas tudo dependerá do que tiver em mãos para trabalhar. É natural uma comissão técnica com a participação efetiva de Tassotti, ainda que Léo seja suficientemente inteligente para se adaptar à função, como já fez Guardiola - indiscutivelmente, a inspiração para o brasileiro.

Carlo Ancelotti - Chelsea

Outro negócio já encaminhado há alguns dias, o acerto entre Ancelotti e os Blues é a nova tentativa de Abramovich conquistar a Europa. O elenco do Chelsea, porém, carece de sangue novo, de jogadores motivados em torno de um objetivo. Carletto não é exatamente um motivador de primeira linha, como se viu nos últimos anos de Milan, mas possui conhecimentos estratégicos acima da média. Com um bom mercado e uma adaptação aos métodos comuns na Inglaterra, pode vingar.

Manuel Pellegrini - Real Madrid

Interessante contratação, ainda que tenha alguma ligação com a de Bernd Schuster há dois anos. É notório que o chileno parece mais competente que o alemão e ainda terá um Florentino Pérez disposto a sacrifícios financeiros no mercado. Pellegrini, aliás, é o nome ideal para compor uma equipe equilibrada e um ambiente comprometido, bastante diferente do que se viu na gestão anterior de Pérez. O Real tem tudo para se reerguer nas mãos do novo comandante, o problema é que o Barcelona extraterrestre pode ser um parâmetro perigoso.

4 comentários:

André Augusto disse...

Leonardo é o ponto de partida para a tão esperada renovação que o Milan precisa. E deverá fazer todos os esforços para "recuperar" Ronaldinho, assim como Guardiola recuperou os desmotivados Eto'o e Henry nesta temporada após fiscos na temporada anterior.
Não gosto mto do Ancelotti como técnico, mas acho que ele cairá como uma luva para um elenco como o Chelsea. E Pellegrini é talentoso, mas ainda tenho dúvidas como ele se portará em um giagante como o Real, provavelmente rechado de craques e muitas expectativas.

Anselmo disse...

cadê os críticos do Dunga pra reclamarem do Leonardo?não, eu não sou fã do técnico-xará-de-anão. só acho que tem argumentos melhores pra avacalhar o cabra.

mas em geral, achei interessante a análise. bem observada a troca simultanea de tecnicos.

curioso ver que em contextos de crise financeira no futebol, o dono do banco de reservas parece ganhar importância. se isso for verdade, é a explicação pra se dar tanta pelota pra qualquer bobagem que luxemburgos e muricys dizem e esquecer o futebol dentro de campo.

mas posso estar exagerando.

Dassler Marques disse...

anselmo, interessante sua observação.

mas te lembro que o Léo já tem fez um curso de treinador, ao contrário do Dunga.

abraço

Alex Alvarez disse...

Difícil prever o futuro de Milan e Chelsea com seus novos técnicos. Acho que vão haver grandes mudanças no estilo de jogo dos dois times, e o começo pode ser conturbado e de maus resultados. Vou tocer por Leonardo. Tomara que ele consiga "recuperar" Ronaldinho. Mesmo porque ele não vai contar com Kaká, que está de saída do clube italiano.

Já o Real Madrid vem com tudo, e com boas possibilidades de melhorar a imagem da última temporada. Pellegrini é um bom técnico. Conseguiu boas participações na Liga dos Campeões com o modesto Villarreal. Tendo estrelas como Kaká no Real Madrid, pode armar uma grande equipe.

Com certeza veremos processos interessantes nos três times, que talvez possam equilibrar os campeonatos nacionais de seus países.

Abraço.