segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cristian ou Gilberto Silva?


O ótimo volume de jogo apresentado pelo Brasil, que venceu seis partidas consecutivas, passa a sensação de que tudo funciona perfeitamente bem no scratch de Dunga. Como se viu em 2005, esse cenário pode ser perigoso e causar comodismo antes da hora, ainda que isso pareça improvável neste momento. Além da lateral esquerda, que mais dia ou menos dia deve cair no colo de Fábio Aurélio, uma situação a ser revista é a de Gilberto Silva.

Como acontecia com o próprio Giba em 2002, há um volante voando no futebol brasileiro e que merece ser olhado com carinho. Cristian, que deu um pique à la Ramires contra o São Paulo e só parou dentro da rede, vive um momento especial. Fisicamente uma fortaleza, o jogador aprimorou a marcação e se tornou o homem de confiança de Mano Menezes para conter, sempre, o jogador mais criativo do meio-campo adversário.

Na frente, seu bom momento não é diferente. São cinco gols em 2009, marca só abaixo de Chicão, Ronaldo e Jorge Henrique, e três assistências - só Elias e Douglas fizeram mais.

Cristian, ao lado de Elias, é a sustentação do time do Corinthians. Os dois fazem um ótimo papel quando o time adianta a marcação e segura o adversário no campo de defesa. Roubam a bola em velocidade e organizam o jogo, missão nem sempre cumprida por Douglas. Hoje, seria uma boa alternativa ao posto de Gilberto Silva. Você concorda?

8 comentários:

André Augusto disse...

Cristian é muito versátil e vive, inegavelmente, o melhor momento de sua carreira. Poderia ser testado, sim.

Filipe Nunes disse...

Talvez jogue o melhor futebol de um volante em solo nacional. Uma pergunta (sem ironia!), vc acha mesmo que o Dunga vai dar essa chance pro Fabio Aurélio dps de tanto tempo?

Gabriel Dudziak disse...

Não acho que é pra tanto. O cara anda muito bem de fato, mas não apostaria nele. Não dá pra jogar as fichas em um cara desequilibrado do jeito que ele é.

Na dúvida fico com Gilberto Silva.

Neto disse...

o Pierre não vem merecendo uma chance a mais tempo?

Nyelder Rodrigues disse...

Dassler, acho que ele merecia ser testado, até por que a formação da Seleção é parecida com a usada pelo Mano no Corinthians.

Já que falei em formação tática, por que não usar o Ramires como volante (mas não estático, como jogam os atuais, e sim como joga o Elias no Corinthians) e voltar a usar o Elano aberto pela direita?

Ou seja, quero que o Dunga, na Seleção, imite sem dó nem piedade o Mano Menezes.

Michel Costa disse...

Outro dia, pensava em alternativas ao nome de Gilberto Silva e cheguei em Cristian. Trata-se de um bom jogador que pode fazer a função de 1º volante, acertar passes mais ousados e arrematar com qualidade de fora da área.
Outro nome que se encaixa, mas num plano inferior, é o Marquinhos Paraná.
Infelizmente, o nome ideal veste a camisa de outra seleção: Marcos Senna.

Abraços.

Leonardo Machado disse...

NÃO

Guto Castilho disse...

Pô Dassler, decepcionante essa sua opção pelo limitadíssimo Cristian... corintianismo seu, parece. Não se pode considerar o futebol dele do ano passado, já que disputou a fraquíssima segundona. Vc estaria convocando um cara pelo futebol dele em 5 meses, deste ano de 2009. Tem caras há mais tempo que ele jogando mais bola que ele, fazendo melhor o papel de primeiro volante (posição do Giba) e que não são convocados (Pierre e Denílson do Arsenal, por exemplo).