quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dois ou três zagueiros, Autuori?


No Rio Grande do Sul, as críticas ao sistema tático do Grêmio são correntes, a despeito dos ótimos resultados ao longo da temporada e mesmo em 2008. Paulo Autuori, recém-chegado na Azenha, fala abertamente sobre a intenção de atuar com uma linha de quatro defensores em médio prazo. Mas será mesmo o ideal?

Tal alteração provocaria uma mudança drástica na forma de o tricolor atuar. O posicionamento dos três zagueiros influi diretamente na mecânica de jogo de todos os outros componentes da equipe. Alas virariam laterais, volantes precisariam se preocupar mais com a cobertura nos dois lados do campo e o próprio trabalho dos meias não seria igual.

Há muitos clubes que se acostumam a jogar com três zagueiros e a transição de volta não é fácil. O São Paulo é o exemplo mais clássico e, Leão, Autuori e mesmo Muricy tentaram voltar ao 4-4-2, sem sucesso. As críticas à forma do Grêmio jogar são demasiadas e jamais se esperou uma equipe vistosa, ainda que os gremistas saibam atuar dominando o território ofensivo e buscando espaços para finalizar.

Como provado mais uma vez, na vitória por 3 a 0 sobre o Náutico desta quinta-feira, o sistema tático gremista funciona como um reloginho. Mudar isso no meio da temporada não é simples e um homem experiente como Autuori sabe disso.

Nenhum comentário: