sábado, 20 de outubro de 2007

Uma proposta diferente


Patrice Evra não é um lateral-esquerdo para a concepção inglesa de futebol. Uma linha de quatro meio-campistas com Paul Scholes e Anderson, pelo centro, também não é algo usual na Premier League. Dois wingers espetados como Ryan Giggs e Cristiano Ronaldo, embora já estivessem juntos como titulares há um tempo, também pode ser visto, pelos mais conservadores, como ultra-ofensivo. Pois este, pasmem, é o Manchester United dos últimos dois jogos.

Sem atuar no tradicional box-to-box da temporada passada, os Red Devils têm focado suas ações de jogo no campo do adversário. Longe do ápice físico – Alex Ferguson vem tendo várias lesões no elenco, a estratégia parece válida, pois o time tem técnica suficiente para acuar seus oponentes. Ao menos, tem tido.

Contra o perigoso e incisivo time do Aston Villa, neste sábado, só deu Manchester United. Mesmo sofrendo um gol de início, os Red Devils tocaram a bola com paciência e certa velocidade, esperando o momento ideal de furar a frágil linha defensiva, composta por quatro zagueiros lentos e desatentos: Mellberg, Knight, Laursen e Bouma.

A presença de Anderson como meio-campista central, dada a situação de jogo, lhe incumbia a missão de organizar as ações do Manchester United. Com ótimo tempo de bola, toques rápidos, além de muita movimentação, o gaúcho foi um dos nomes da partida, vencida por 4 gols a 1.

É o caso, aliás, de ressaltar as diferenças de um meio-campista central – em uma linha de quatro homens, para o tradicional volante do futebol brasileiro. Na função que teve, Anderson raramente precisava cobrir os laterais de seu time. Em uma organizada linha defensiva, sempre haverá uma sobra, ainda que avance um dos laterais. Além disso, o gremista teve, como dito, a função primordial de organizar o Manchester United.

Com o Aston Villa jogando também no four four two ortodoxo, não havia, simplesmente, um meia ofensivo para ser marcado. Scholes, habituado com a função, é quem fazia o “trabalho sujo” de pegar Barry ou Reo Cocker quando um deles subisse, além de fazer a sombra aos wingers do Villa.

É fato que Carrick e Hargreaves voltarão e, possivelmente, vão ficar com a posição. Mas Anderson, com seu talento e o respaldo inteligente de Ferguson, proporcionou uma opção diferente de jogar.

Seja assim dando show, ou no “boring” de várias vitórias por um a zero, o Manchester United vai colocando ordem na tabela da Premier League, muito também pelo perfeito e encantador encaixe de Rooney e Tevez. Salvo um jogo da Carling Cup com os reservas, o United acumula nove vitórias seguidas, contando com a Liga dos Campeões. Já é o segundo colocado no plano doméstico. E perto de ser o time da última temporada.

4 comentários:

André Rocha disse...

Ótimo texto, Dassler! Realmente o Manchester cresceu muito com a entrada de Anderson como meia central e o entrosamento do quarteto mais ofensivo, principalmente Rooney e Tevez. O time do Ferguson vai muito bem quando desce em bloco. O que não pode é repetir o que fez temporada passada em alguns clássicos: Recuar e tentar garantir o resultado mantendo uma escalação ofensiva. Ou mantém a postura e tenta mais gols ou repagina o setor defensivo com as três substituições. Abraço!

Braitner Moreira disse...

Taí o toque pra quem começou a criticar Anderson depois de duas ou três más exibições. E isso que o garoto nem se adaptou direito ao futebol inglês!

Será legal vê-lo daqui a algumas temporadas ao lado de Hargreaves ou Carrick, com ainda mais liberdade ofensiva.

Unknown disse...

Dassler,

Pode enviar o texto sobre o Santa Cruz quando quiser. Claro que publicarei.

Um abraço

André Augusto disse...

Muito bacana essa proposta tática do Ferguson. O Time se solta e fica muito mais ofensivo. Mas, mesmo com êxito sobre Wigan e Villa, é uma tática deveras perigosa se usada contra um time de poderio ofensivo maior...
Como você mencionou, Carrick volta, e a volta dele será importante para contrabalancear o time defensivamente. Mas a entrada de Anderson como meio-campista central pode se mostrar uma ótima opção qdo os ManU precisar do resultado.