quarta-feira, 7 de julho de 2010

A obsessão dos espanhóis*


Correr com a bola cansa menos do que correr atrás dela. É mais ou menos com base nesse princípio que a Espanha criou um sistema de jogo cada vez mais nítido e sólido quando seus jogadores entram em campo: trocar muitos e muitos passes até cansar o adversário e abrir espaços em sua defesa. Uma tática que será colocada em prova pela Alemanha, nesta quarta-feira, em Durban, pela semifinal da Copa do Mundo de 2010.

Entre os jogadores que disputaram ao menos três partidas, Xavi Hernández é o líder de passes na Copa, com média de 80 por jogo. A seu lado, entre os dez principais passadores, estão outros quatro espanhóis: Busquets, Sergio Ramos, Piqué e Xabi Alonso, o segundo no geral com 60 passes por jogo.

Por consequência, a Espanha lidera de forma absurda o ranking de passes da Copa. Em média, o time de Xavi e Iniesta toca a bola de pé em pé 540 vezes por jogo do Mundial. O segundo colocado é a Argentina, com 77 passes a menos que os espanhóis.

A origem do estilo

Foi especialmente com Luis Aragonés, que assumiu a Espanha após o fiasco na Euro 2004, que se deu corpo a esse estilo de jogo. Naturalmente, atuar com a posse de bola é facilitado pelas presenças de Xavi Hernández e Andrés Iniesta, especialistas em toques curtos para cansar o adversário.

O Barcelona, primeiro com Frank Rijkaard e depois com Pep Guardiola, é a grande inspiração para esse plano de jogo. Mesmo em momentos agudos, como a semifinal da última Liga dos Campeões da Europa contra a Inter de Milão, o raciocínio segue o mesmo. Precisando de dois gols de vantagem, o time não se desesperou e perdeu a vaga na final fiel ao seu estilo.

Aragonés importou essa característica, facilitada pelo fato de a seleção espanhola ter muitos jogadores técnicos, especialmente no meio-campo. Na Copa de 2006, primeiro grande torneio sob o comando do técnico, a Espanha terminou seus quatro jogos com mais posse de bola que o adversário.

A queda nas oitavas diante da França de Zinedine Zidane não alterou o que se planejava. Naquele dia, os espanhóis dominaram o rival, com índice de 62% contra 38%. Caíram prematuramente graças ao brilho do capitão francês que decidiu a partida em lances individuais. A glória viria dois anos depois.

Índices cada vez maiores

Aragonés permaneceu no cargo e foi coroado com o título europeu em 2008. Naquele torneio, a Espanha aprofundou sua característica de jogar com mais posse de bola. Em apenas dois dos seis jogos da conquista os espanhóis jogaram com índice menor que o rival.

Diante da Rússia, na estreia: afinal, o treinador do rival era Guus Hiddink, holandês mundialmente reconhecido como um dos mais competentes em jogar com a posse de bola. No reencontro com os russos, já na semifinal, a Espanha retomou a soberania e deu um banho.

A segunda ocasião foi na final contra a Alemanha. O único gol do jogo, marcado por Fernando Torres, surgiu aos 33min. Daí em diante a Espanha abdicou de seu estilo e deu campo aos alemães, que ficaram com o vice.

Na Copa do Mundo, já com Vicente del Bosque no comando técnico, tem sido ainda mais gritante a qualidade dos espanhóis em jogar com a posse de bola. Em todas as cinco partidas, a Espanha teve mais que 60% de índice. Diante do Paraguai, trocou quase o triplo de passes em relação ao rival.

Confira o índice de posse de bola da Espanha nas últimas três grandes competições:

COPA DO MUNDO 2010

Espanha 1 x 0 Paraguai
Posse de bola: 67% a 33%
Passes: 575 a 206

Espanha 1 x 0 Portugal
Posse de bola: 63% a 37%
Passes: 591 a 298

Espanha 2 x 1 Chile
Posse de bola: 63% a 37%
Passes: 571 a 236

Espanha 2 x 0 Honduras
Posse de bola: 61% a 39%
Passes: 436 a 255

Espanha 0 x 1 Suíça
Posse de bola: 72% a 28%
Passes: 539 a 196

EUROCOPA 2008

Espanha 4 x 1 Rússia
Posse de bola: 46% a 54%

Espanha 2 x 1 Suécia
Posse de bola: 63% a 37%

Espanha 2 x 1 Grécia
Posse de bola: 57% a 43%

Espanha 0 x 0 Itália (4 a 2 nos pênaltis)
Posse de bola: 57% a 43%

Espanha 3 x 0 Rússia
Posse de bola: 52% a 48%

Espanha 1 x 0 Alemanha
Posse de bola: 48% a 52%

COPA DO MUNDO 2006

Espanha 3 x 1 Tunínia
Posse de bola: 65% a 35%

Espanha 1 x 0 Arábia Saudita
Posse de bola: 58% a 42%

Espanha 4 x 0 Ucrânia
Posse de bola: 54% a 46%

Espanha 1 x 3 França
Posse de bola: 62% a 38%

* Publicada no Terra

Um comentário:

Lucho Cláudio disse...

O artigo "Conversa pra boi dormir", que você publicou no Olheiros ficou muito acima da média, meus parabéns!

Abraço.


http://paixaofuteboleira.blogspot.com