sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Edno ou Defederico?


O meia que atua por dentro no desenho 4-2-3-1, esquema utilizado por Mano Menezes no Corinthians desde maio de 2008, deve ter características muito próprias. Hoje no Parque São Jorge, a despeito dos devaneios por Riquelme - ou até Ronaldinho Gaúcho, a grande dúvida é se o titular será Edno ou Defederico.

A impressão é de que Edno possui mais atributos técnicos e táticos para a função. Em primeiro lugar, porque a região do campo em que atua o meia-atacante induz normalmente a duelos individuais contra os volantes ou até zagueiros adversários. Daí a Mano Menezes crer que Defederico precise adquirir mais força para jogar por ali. E, ainda, as principais jogadas do argentino no último clássico contra o São Paulo terem surgido pelas beiradas do campo, setor favorável para jogadores mais leves.

Edno, que precisará justificar todo o esforço financeiro - e até diplomático - para sua contratação, tem o estilo rompedor que casa mais para o 4-2-3-1. Defederico tende a ser alternativa para Dentinho e Jorge Henrique ou mesmo para brigar pela vaga que era de Douglas em um ou outro momento. Hoje, a tendência é que Edno, que cabe bem como opção até pelas beiradas ou como centroavante, seja o titular da meia.

Ele e Defederico terão 11 jogos para mostrar que ao menos um pode ser o dono da posição na Copa Libertadores.

3 comentários:

Saulo disse...

Eu acredito que foram duas boas contratações para o Corinthians. Vamos ver quem vai se sair melhor.

André Augusto disse...

O Edno é mais talhado para ser o "um" da meia. O Defederico, como vc colocou, parece mais alternativa nos flancos.

André Rocha disse...

Edno.

E o campinho ficou bacana com os nomes em negrito. ;)