terça-feira, 29 de maio de 2007

Advogado do Dunga


Mais uma convocação. Ou tiroteio. A segunda em menos de duas semanas. Meu Deus, que tortura! Do lado de cá, ansioso para o novo alistamento de Dunga, está o torcedor, boleiro, jornalista, não importa. Do lado de cá, o defensor da Pátria. Aquele que, sem dó nem piedade, tratará de esmilinguar o que fizer o traid..ops, treinador.
Frente ao televisor, aguarda ansiosamente mais uma lista. Aflito, babando de raiva, manteiga no sabugo, pronto para descer a lenha nesse gaúcho.

O que? Júlio Baptista? Tá de palhaçada! Doni? Esse Dunga é doido. Morais, de novo? A Cbf tá levando grana, não é possível. Fernando Menegazzo? Claro, quem convocou foi o Ricardo Gomes né? Defender treinador da seleção brasileira é missão impossível. Escolha o que quiser: Maníaco do Parque, Clodovil, Luís Estevão, George W Bush ou Cowboy do Big Brother. Dunga não é recomendável. Se você está cercado de pessoas estranhas e precisa de um assunto, daqueles que resultam em um papo, não pestaneje: critique o Dunga. Todos concordarão com você.

Tá certo que, eu mesmo, tenho um monte de críticas a fazer. Claro! Afinal, sou brasileiro né? Chamar o Imperador (?) Adriano após dois ou três bons jogos, depois de tudo que fez, só cinco gols em toda temporada, se mostrou um tiro n’água. No gol, até agora, não temos um titular. E já há quase um ano de trabalho. As convocações, de certa forma, não apresentam uma linha de raciocínio contínua. São muitos testes em poucos jogos.

Mas vá lá, muita gente que critica tem preguiça de buscar informação. Qualquer pessoa, repito, qualquer pessoa, que assistisse aos 34 gols do Afonso Alves no Youtube, no Campeonato Holandês (não é Campeonato Paulista), tem de concordar que vale dar uma chance pro cara. E por quais motivos tanta contestação com a garotada que o Dunga convoca? Aliás, sabiam que por razões burocráticas é que foi obrigatória a tal pré-convocação?

Trazer gente que pode ir às Olímpiadas, pra compor o elenco em convocações para amistosos e Copa América, claro, claro que é uma boa. Afinal, já ouviram a história de que é necessário ter personalidade pra vestir a amarelinha-sagrada? Pois então. Trazer os garotos ao grupo (Jô, Alex Silva, Carlinhos, Marcelo, Anderson, Denílson...) serve quase como um vestibular. Além disso, projeta algo para o futuro. Afinal, melhor do que chamar quem não terá chances lá na frente, como por exemplo, seria chamar nomes ventilados pela mídia como Marcos Aurélio (Santos) e Dodô (Botafogo).

Em suma, é difícil avaliar o trabalho de Dunga em tão pouco tempo. Do ponto de vista das relações humanas, tenho a sensação de que vai bem. Sem criar desgaste aparente, mostrou que ninguém tem lugar cativo no time. Faltava isso ao Parreira. E também não descartou ninguém - nem Ronaldo, nem Zé Roberto. Taticamente, a verde-amarela também tem um padrão escolhido (4-2-3-1), embora só mesmo a seqüência dos jogos irá esclarecer. Os resultados, até aqui, também são razoavelmente bons.

Cornetar o Dunga, tanto, tanto, sem nenhuma base em resultados, é se enfiar na vala comum. Claro que há pontos questionáveis, mas convenhamos, não existe unanimidade. Não existem, sobretudo na grande gama de jogadores que surgem no Brasil, verdades absolutas. Apenas a de que, Dunga, tem um péssimo gosto pra se vestir. E isso, nem eu sou capaz de ponderar.

3 comentários:

Maurício disse...

Concordo contigo, poio, e ainda assim, mantenho a opinião do meu post. Teus argumentos estão corretos, mas acredito que os meus também: se é pra dar experiência, coloca a garotada pra jogar.

E hoje já pipocou uma oferta da Lazio pelo Diego. COincidência?

Anônimo disse...

Eu não sinto que qualquer crítica ao Dunga seja cair na vala comum. A função do jornalista é criticar, quando há o que ser criticado. E o técnico da seleção sabe que sempre estará sujeito a severas críticas - algumas merecidas, outras, nem tanto.

Não só não temos goleiro, como o melhor dos convocados até o momento, na minha opinião - Gomes -, não está na lista da Copa América. O Afonso pode ter marcado mil gols. Se merece chance, no mínimo o Luís Fabiano mereceria uma também. Nossas laterais não têm sequência e também são incógnitas.

Zé Roberto foi chamado porque só não estava nas listas anteriores por estar disputando a Libertadores ou porque é uma segunda opção de banco para Kaká e Ronaldinho?

O tempo vai responder. Mas enquanto houver motivos para críticas, elas serão feitas.

Abraços!

Unknown disse...

A convocação do Dunga foi horrível.
Não consigo aturar Alex Silva, Menegazzo, JB na seleção. Tomara que todos sejam cortados.
Alex Silva pelo o simples fato de ser ruim; JB ter feito uma temporada pífia; Menegazzo ser mediano, ou seja, não tem nívelde seleção.
Thiago Silva, Jô, Anderson, Marcelo, Doni, Diego (GK), Carlos Eduardo, Afonso Alves são todos pra mim jogadores convocáveis, mas não que eu os teria convocado, porém não contesto com todo rigor.
Lincoln não fez a sua melhor temporada, mas foi convocado. Já que olhou pro Schalke, porque não convocou o Rafinha?
Mineiro não vive a sua melhor fase, reserva do Herta.
Ah, faltou falar de Morais. Não está jogando bem nesta temporada, pra mim Zé Roberto do Botafogo tem jogado muito mais. Ainda tem Renato Augusto, mas esse deve ir pro Mundial Sub-20.
Abraço Dassler. ;]]