sábado, 12 de maio de 2007

Brasileirão - 14/20 - Botafogo


[Apresento, de terça-feira até a próxima semana, textos sobre os clubes da Série A do Brasileirão. Alguns para o blag do Mauro Beting, outros para o Papo de Bola. Todos aqui no blog!].

Brasileirão - 14/20 - Botafogo

Pontas habilidosos, jogo ofensivo, muita velocidade. Algumas das características do Botafogo projetado por Cuca para 2007. Mesmo que desguarnecido em muitos momentos na defesa, não há como não se encantar com o futebol que tem jogado o Fogão. Entretanto, como diz o ditado, tudo que é demais faz mal. Em outras palavras: o treinador botafoguense precisa achar um equilíbrio.

Ainda que não ache, já que a equipe é naturalmente ofensiva, pode dar certo. Afinal, em campeonatos de pontos corridos, é esse o perfil dos times que costumam se sobressair. Há um temor geral entre os fãs do bom futebol de que Cuca, pressionado por algum eventual resultado ruim, altere o panorama de jogo da equipe.

O trabalho de Cuca, aliás, é hiper bem cotado em Caio Martins. Homem de caráter, o treinador também tem se destacado por buscar ótimos reforços por custos ínfimos. Nessa linha, nomes como Jorge Henrique, Luciano Almeida, Leandro Guerreiro e Ricardinho, nenhum badalado, tem mostrado resultados. Além disso, os maiores figurões, casos de Dodô, Zé Roberto e Juninho, são de uma regularidade importantíssima quando se fala em pontos corridos.

Pensar no Botafogo brigando pelas primeiras posições da tabela é um exercício fácil, sobretudo quando a torcida, tão importante, resolve jogar junto. Nestas primeiras rodadas, será fundamental pinçar no mercado algumas soluções interessantes para o elenco, cujos reservas, muitas vezes, podem destoar. Se executar essas estratégias e manter o astral positivo, podemos ver o Glorioso na Libertadores 2008. Talvez até mais cedo, se a Copa do Brasil tiver um final feliz.

Nenhum comentário: