sábado, 12 de maio de 2007

Brasileirão - 15/20 - Fluminense


[Apresento, de terça-feira até a próxima semana, textos sobre os clubes da Série A do Brasileirão. Alguns para o blag do Mauro Beting, outros para o Papo de Bola. Todos aqui no blog!].

Brasileirão - 15/20 - Fluminense

A chegada de Renato Gaúcho ao Fluminense, segundo se diz, representou uma opção que agradava a direção do clube e aos patrocinadores. Além disso, o treinador parece ter jogo de cintura e maleabilidade para “adestrar” um elenco controverso onde Carlos Alberto, contratado a peso de ouro, não produz quase nada além de inimizades. Outro ponto importante a destacar é que Renato tem como uma de suas principais qualidades a motivação, o que falta ao Flu. Ou faltava.

Se há um treinador no futebol brasileiro de hoje, sobretudo no carioca, capaz de administrar tais situações, ele é Renato Gaúcho. Para gerir um trabalho de qualidade, Renato precisará da estabilidade que ninguém tem nas Laranjeiras há um ano e meio. Afinal, ninguém pode contestar jogadores de bom nível como Thiago Silva, Luiz Alberto, Júnior César, Arouca, Cícero e até mesmo Soares, que tem bola pra ser titular.

Se tiver o mesmo sucesso do Vasco, é possível que Renato Gaúcho desenterre o Fluminense da fase ruim que já dura quase um ano e meio. Com o elenco que tem em mãos, se compararmos o vascaíno de 2006, o treinador pode fazer ainda mais. O problema é que futebol não é matemática e o tricolor das Laranjeiras, muitas vezes, tem uma capacidade incrível de quebrar previsões positivas.

Só o início das rodadas pode dar uma noção melhor sobre a equipe, ainda que um eventual título da Copa do Brasil, possivelmente, esfrie o clima para o segundo semestre. Nesse caso, é só remontar o elenco para 2008. Mas ainda tem muita bola pra rolar.

Nenhum comentário: