quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A distância “estratégica”


A única partida em que Mano Menezes escalou seus 11 melhores titulares, no Campeonato Brasileiro, foi contra o Palmeiras. Durou menos de meia hora, com a lesão de Ronaldo e a entrada de Moradei, que desfigurou a equipe derrotada por 3 a 0. Entre jogos com atletas poupados pela Copa do Brasil e o enxame de lesões que aconteceram desde então, os corintianos vão fazendo milagre em um torneio amplamente competitivo, à frente, por exemplo, de Cruzeiro, Grêmio e Flamengo. Foi assim contra o Santos de Vanderlei Luxemburgo, ontem, no Pacaembu.

A equipe que bateu os santistas por 2 a 1 e como ela jogou nem de longe será a da Libertadores ou mesmo a da reta final do Brasileiro. Mas a arrumação foi bem feita, com uma defesa protegida por três homens e Moradei à frente, com Balbuena saindo bem no combate pela direita e Chicão na sobra. Pelos dois lados, mesmo sem entrosamento, o time fez seu jogo por pelo menos metade da etapa inicial, em que o Santos de Luxemburgo, pouco inspirado, só olhou, se defendeu, e tentou esfriar a partida – o que se intensificou com o gol ocasional de Eli Sabiá.

A vantagem santista mostrou que o time corintiano em campo não era realmente o ideal. A bola passou a queimar no pé, faltaram ideias e principalmente alguém para passar tranqüilidade. Mais ou menos como Corinthians, o time de Mano superou o momento de instabilidade e buscou uma justa virada, ainda que meio arremedada por um time por ora longe do que será.

Essa previsão de crescimento, com as voltas de William e Ronaldo, os acréscimos de Defederico e Marcelo Mattos, é que pode fazer o Corinthians colar no grupo que deve brigar pelo título, entre Palmeiras, Internacional e São Paulo. Hoje, a distância é de cinco pontos, e deve chegar a oito com uma vitória palmeirense sobre o Barueri. “Estrategicamente”, ela pode ser tirada.

Um comentário:

André Augusto disse...

Faltou um meia pensante, além de mais apoio dos laterais, já que o forte de Balbuena não é o apoio e Jucilei, improvisado, não foi bem ontem. A volta de Alessandro também dará um alento. O importante ensse momento é somar pontos, para os reforços poderem dar qualidade ao time com ele tendo chances reais de título.