terça-feira, 15 de setembro de 2009

Quem ganha a Liga dos Campeões?


Abaixo, os meus candidatos.
E para não ficar em cima do muro, pela ordem: Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Inter, Manchester e Liverpool.

Indico ainda três ótimos previews, mais completos:

- Quattro Tratti
- Opinião FC

- Trivela

MANCHESTER UNITED

Campeão em 2008 e vice em 2009, o Manchester United já não tem mais a histórica invencibilidade de 25 jogos e nem Cristiano Ronaldo, mas ainda assim é um candidato fortíssimo. Contra CSKA Moscou e Wolfsburg, que não vêm bem em suas ligas, e Besiktas, Alex Ferguson deve ganhar tempo suficiente para fazer sua equipe encontrar maneiras de fugir da dependência natural que tinha do astro português. Dar mais confiança à dupla Rooney-Berbatov é imperativo para manter o Manchester entre os favoritos.

Time-base: Van der Sar; Rafael (O’Shea), Ferdinand, Vidic e Evra; Valencia, Carrick, Scholes (Fletcher) e Nani; Berbatov (Giggs) e Rooney.

REAL MADRID

As últimas temporadas europeias foram péssimas para o Real Madrid, mas não se pode esquecer que trata-se do time de maior tradição no continente. Nove vezes campeão da Liga dos Campeões, o Madrid gastou como ninguém para trazer Kaká e Cristiano Ronaldo, astros de duas das três últimas edições do torneio que quer conquistar a qualquer custo. A chance de conquistar o 10º título europeu dentro do Santiago Bernabéu move ainda mais o forte time merengue, que ainda possui um treinador, Manuel Pellegrini, que levou o Villarreal à semifinal e quartas de final da competição.

Time-base: Casillas; Arbeloa, Albiol, Pepe e Marcelo; Lassana Diarra e Xabi Alonso; Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema; Raúl.

CHELSEA

Poucos treinadores dos que disputam a Liga dos Campeões conhecem tão bem a competição quanto Carlo Ancelotti. O principal reforço do Chelsea para a temporada foi no banco de reservas e os resultados de início do italiano em Stamford Bridge o credenciam a um lugar entre os candidatos. Ainda é necessário ver como os Blues irão se portar diante de pesos pesados e se o elenco, semifinalista com Guus Hiddink na última temporada, terá gana e união suficientes para conquistar o objeto de desejo de 10 em cada 10 torcedores do clube.

Time-base: Cech; Bosingwa, Ricardo Carvalho, Terry e Ashley Cole; Essien; Ballack e Lampard; Deco; Anelka e Drogba.

LIVERPOOL

Desde que chegou ao Liverpool, apenas em uma temporada o técnico Rafa Benítez não colocou a equipe entre as oito melhores. As mudanças em relação ao último time, bastante pequenas, fazem crer que os Reds e sua mística copeira novamente darão trabalho na Liga dos Campeões, ainda que o Campeonato Inglês em muitos momentos seja tratado como prioridade. O sucesso europeu está intimamente ligado à forma física de Torres e Gerrard, que quando estão juntos em campo podem enfrentar e bater qualquer rival do continente.

Time-base: Reina; Glen Johnson, Skrtel, Carragher e Fábio Aurélio; Mascherano e Lucas; Kuyt, Gerrard e Riera; Torres.

BARCELONA

Só um titular deixou o supercampeão Barcelona da temporada passada. E para o lugar dele, Samuel Eto’o, chegou alguém do quilate de Zlatan Ibrahimovic, sedento por um grande desempenho em partidas europeias. A atmosfera no Camp Nou segue bastante positiva e Guardiola, que tem bom controle de vestiário, ainda ganhou mais opções de banco, como Maxwell e Chygrynskiy. Em outras palavras, dificilmente o Barça não chegará, ao menos, entre os quatro melhores.

Time-base: Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Touré; Xavi e Iniesta; Messi, Ibrahimovic e Henry.

INTERNAZIONALE

O torcedor neroazzurro está cansado de passar vexame na Liga dos Campeões e, em sua segunda temporada, Jose Mourinho certamente dispõe de um time muito mais pronto para enfrentar os maiores do continente, a despeito da perda de Ibrahimovic. Eto’o é um atacante para os grandes momentos e os outros novos titulares, sem exceção, estão acostumados com um ambiente de decisão, como é o caso de Motta, reforço cirúrgico. Se não der azar nos cruzamentos do mata-mata, a Internazionale vai chegar.

Time-base: Júlio César; Maicon, Samuel, Lúcio e Chivu; Stankovic; Zanetti e Motta; Sneijder; Eto’o e Diego Milito.

2 comentários:

André Augusto disse...

Meus favoritos, pela ordem:

Barcelona, Real, Inter, Liverpool, Chelsea, Manchester.

Valeu a indicação!
Abs

Michel Costa disse...

Ótimas análises, Dassler. Só faria duas observações:
No Madrid, Raúl vem jogando mais recuado, às vezes quase se alinhando aos volantes, enquanto a tarefa de ficar mais à frente fica com Benzema ou Higuaín.
No Chesea, Deco tem sido reserva de Malouda num meio-campo que vem sendo chamado de 'losango assimétrico'.

Grande Abraço!

Michel Costa - http://a4l.zip.net/