quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O novo Pierre


Souza pintou entre os titulares do Palmeiras para, simplesmente, enfrentar o Colo-Colo, em Santiago, no decisivo jogo da última Libertadores. Até então, só havia atuado em jogos dos reservas no Campeonato Paulista. Destaque na vitória sobre o Cruzeiro, ontem, que deu quatro pontos de vantagem aos palmeirenses, o jovem jogador não para de fazer grandes partidas e dar mostras de personalidade vencedora.

Contra o Cruzeiro, foram nove desarmes, 11 bolas afastadas da área e ainda quatro jogadas rechaçadas com faltas. Os números valeram a Souza a liderança da partida nos três quesitos. Mais incrível ainda foi vê-lo atuando na marcação pessoal a Guerrón após indicação de Muricy. E o equatoriano foi neutralizado na ponta direita. O volante também brilhou no gol da vitória: é ele quem tira a bola de Diego Renan e entrega a Cleiton Xavier, que põe Love de cara pro gol.

Entre as várias críticas – muitas justas, outras nem tanto – feitas a Vanderlei Luxemburgo, a descoberta de Souza é um elogio que se deve fazer ao treinador. Ele chegou aos profissionais com 21 anos, idade em que geralmente um jogador nessas condições já está fora dos planos. A maturidade de Souza é, inclusive, uma prova de como pode se queimar um garoto da base ao lançá-lo com 17 ou 18 anos.

Com seus desarmes, faltas e chutões, Souza foi o grande destaque do Palmeiras em um segundo tempo à la Muricy. Fechado atrás, por vezes pressionado, por muitas outras controlando bem a pressão. Assim, abriu fundamental vantagem de quatro pontos, em rodada que, na prévia, se anunciava promissora para o São Paulo.

O Palmeiras, por pouco, não vendeu Pierre. Algumas rodadas depois, o perdeu por toda a temporada. Souza parece um substituto à altura: tem carisma, rouba bolas, força física e determinação impressionantes e uma condição técnica que lhe permitem uma evolução no futuro. Se Belluzzo quiser vender Pierre amanhã, o substituto já está no Palestra Itália.

- Matéria legal sobre Souza no Terra

Nenhum comentário: