sábado, 26 de setembro de 2009

O fim da Revista Trivela, o renascimento da Revista Placar e as reportagens


O anunciado fim da Revista Trivela após pouco mais de três anos com publicações mensais foi uma punhalada dura nos fãs do jornalismo condensado, das matérias profundas e nas grandes entrevistas. A publicação trouxe um ângulo que havia se perdido nas edições do gênero no Brasil, até então restrito à Placar. O fato é que a Trivela movimentou o mercado, que viu surgir a editorialmente confusa Fut! e a interessante e por vezes prolixa Four Four Two em páginas brasileiras.

Hoje, a Trivela sai de linha e volta suas cargas para o site, que ganhará novas cores e desenhos em breve. Enquanto a publicação da Espn não chega ao mercado, os fãs do bom jornalismo podem ver uma Revista Placar cada vez mais atraente, muito em parte pela chegada do ótimo e sério Ricardo Perrone.

Até os últimos tempos, a Placar havia ganho uma cara previsível, restrita a personagens e capas com apelo meramente popular. A publicação da Editora Abril ganhou textos investigativos, mais críticos e instigantes, como as reportagens sobre a dívida de Romário, os evangélicos da seleção brasileira e os jogadores com privilégios, três belas matérias de setembro.

De certa forma, um legado que também pode ser atribuído para a Trivela, que ainda assim deixará grandes saudades a todos.

3 comentários:

Gilson Gustavo disse...

Oi Dassler, sempre acompanho seu blog, mas raramente o comento.
Fiquei triste com o fim da revista (sou assinante), mas manterei minha assinatura com a resvista da ESPN para poder conhecê-la.

No entanto, creio que o espaço para o futebol será reduzido em relação à Trivela porque a revista ESPN terá que abordar outros esportes. Fico triste, mas é vida que segue.

Sobre a placar, seria muito bom se ela voltasse aos bons tempos. É uma marca histórica e se a linha editorial sofrer uma modificação no sentido que você mostrou seria algo muito bom para quem ainda gosta de folhear revistas.

Joaquim disse...

Fala Dassler,
Sempre acompanho o seu blog, tenho 13 anos e tenho minha própria página falando sobre futebol na Web: www.jocafuteblog.blogspot.com
Tambem fiquei muito triste com a Trivela. Eu era assinante e amava principalmente as entrevistas e o espaço "Peneira". Muitos que ali estavam há dois anos hoje brilham na Europa.
Resta-nos apelar para a Placar, para a revista da ESPN (quando chega as bancas?) e para a FourFourTwo, que para mim está muito boa! Que acha?

André Augusto disse...

Realmente, uma pena ver o fim da Trivela, diferenciada dentro de um segmento cheio de lugares-comuns. Agora é esperar para conferir a parceria ESPN-Trivela.

Abs